UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 27 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: ALLISSON GOMES DOS SANTOS GOES
30/08/2020 09:46


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLISSON GOMES DOS SANTOS GOES
DATA: 31/08/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: NA CONFLUÊNCIA DAS ÁGUAS AS ALMAS SE ENCONTRAM: MIGRAÇÃO HAITIANA E CONFIGURAÇÕES IDENTITÁRIAS EM MANAUS (BRASIL)
PALAVRAS-CHAVES: Migração haitiana. Identidades. Diversidade Cultural. Igrejas. Interculturalidade. Manaus
PÁGINAS: 265
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

Esta investigação teve como objetivo geral compreender como as ações e a presença das igrejas nos fluxos migratórios produzem a categoria de haitiano na cidade de Manaus. Apoiei-me em duas questões mais amplas para construir o objeto e formular a pergunta de partida: os processos migratórios e a produção das identidades e da diversidade cultural. O questionamento principal desta tese me levou a afirmar que, a despeito de a quantidade de haitianos que passou por Manaus e pela região Norte, esses espaços não são somente passagem, mas espaços de permanência e reprodução social. Nesse sentido, a Igreja Católica e as várias vertentes evangélicas atuaram e continuam atuando nos fluxos migratórios a partir do acolhimento material e espiritual dos haitianos, dando forma a novos processos sociais no contexto da cidade de Manaus. Chamei de produção ou construção social o processo pelo qual indivíduos e grupos constroem-se a partir de teias de interdependência que mantêm uns com os outros. É uma dinâmica que envolve atos de nomeação e reflexividade, pois os envolvidos sempre levam em consideração as jogadas uns dos outros. O marco teórico priorizado deu conta de construir uma abordagem relacional do objeto de pesquisa e, junto à revisão de literatura sobre os processos migratórios, lançaram luz sob os dados coletados a partir das fontes documentais, da observação direta/participante e das entrevistas semiestruturadas e conversas informais. Como resultado principal, o haitiano que emerge a partir das ações e da presença das igrejas é uma categoria que passa pela construção de um imigrante objeto de ação humanitária e também fiel em potencial. O trabalho está dividido em duas partes – marco teórico e revisão de literatura e pesquisa empírica –, contendo dois capítulos cada uma. Ao final, escrevi um post scriptum como contribuição prática a partir da experiência das igrejas nos fluxos migratórios haitianos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1494768 - MARCELO ALARIO ENNES
Interno - 279.089.765-49 - PAULO SERGIO DA COSTA NEVES
Interno - 2512859 - FRANK NILTON MARCON
Externo à Instituição - MARIA NATALIA PEREIRA RAMOS
Externo à Instituição - MARCIO SERGIO BATISTA SILVEIRA DE OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5