Banca de QUALIFICAÇÃO: SIGOUVENY CRUZ CARDOSO
26/08/2020 19:57
A preocupação com o ensino e a aprendizagem em ciências está relacionado à uma formação cidadã, que considere o cotidiano em integração com a aquisição de conhecimentos científicos. Nesta pesquisa objetiva-se investigar como capacidades de Pensamento Crítico podem ser mobilizadas mediante a abordagem contextual de episódios históricos para o ensino de eletroquímica. Por se configurar em uma investigação nos processos individuais e coletivos buscando desvelar os significados, esse trabalho adota os pilares da pesquisa qualitativa, desenvolvendo sua estrutura por meio do Design Research, uma vez que este possibilita a projeção dessa pesquisa em etapas cíclicas buscando responder a questão de pesquisa de como é possível em uma a abordagem contextual sobre o conceito de eletroquímica mobilizar capacidades de Pensamento Crítico em estudantes da Educação Básica. Desse modo, essa pesquisa apresenta um instrumento das correlações explícitas entre História da Ciência e Pensamento Crítico considerando o viés do conhecimento para a tomada de decisão, a partir do qual foi possível elaborar o primeiro protótipo da SEA, sendo validado nas dimensões de HC e PC por especialistas do ensino de ciências. A Análise de Conteúdo se constitui na técnica utilizada para a interpretação dos dados dessas validações, por permitir realizar inferências sobre a viabilidade e as reformulações do primeiro protótipo. Nesse sentido, a pesquisa busca desenvolver uma intervenção educacional em contraposição à perspectiva linear e descontextualizada que considera a ciência dissociada do contexto em que se desenvolve.
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