UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: WIRNA MARIA MATOS SANTOS COSTA
24/08/2020 13:30

DISCENTE: WIRNA MARIA MATOS SANTOS COSTA
DATA: 03/09/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: FONO(ALVO): UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A INTERFERÊNCIA NO PROCESSO FONOLÓGICO DA NASALIZAÇÃO NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Fala; Escrita; Processo Fonológico; Nasalização
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo fonológico da nasalização na escrita de alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do município de São Cristóvão/SE. O interesse pelo tema surgiu a partir da observação empírica da pesquisadora de vários erros na escrita dos alunos, descritos posteriormente como decorrentes de processos fonológicos presentes na fala dos discentes. A pesquisa justifica-se, portanto, pela necessária intervenção pedagógica na escrita dos alunos, objetivando reduzir esse fenômeno. Destarte, trabalhar a nasalização apresentada nos textos escritos dos estudantes do Ensino Fundamental implica na melhoria do ensino- aprendizagem da Língua Portuguesa. O trabalho está embasado metodologicamente no pressuposto metodológico da Pesquisa-ação (THIOLLENT,1986), fazendo uma abordagem quantitativa e qualificativa. Como aporte teórico, trazemos os estudos de Mattoso Câmara Jr. (1986, 1992) em que o autor discute a diferença entre nasalidade e nasalização em Língua portuguesa; Cristófaro Silva (2003); Hora (2009); Callou e Leite (2009); Bisol (2011); Seara, Nunes e Lazzarotto- Volcão (2011) que tratam a respeito dos processos fonológicos na fala; Bortoni-Ricardo(2005) que aborda sobre a interferência da fala na escrita. Para ajudar os alunos a refletirem sobre os erros detectados nas suas produções escritas, elaborou-se um Produto Educacional intitulado “Fono(alvo)”. Almeja-se com esta pesquisa e com o jogo pedagógico reduzir o fenômeno da nasalização na escrita dos estudantes, colaborar com os demais professores e gestores educacionais na melhoria da escrita dos alunos do ensino fundamental e contribuir com os estudos na área da fonologia.

Presidente - 2883246 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - DIRCEL APARECIDA KAILER
Externo à Instituição - RAFAEL BEZERRA DE LIMA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e