UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: NILTON ALEX FERNANDES RIBEIRO
21/08/2020 11:52

DISCENTE: NILTON ALEX FERNANDES RIBEIRO
DATA: 11/09/2020
LOCAL: ambiente virtual
TÍTULO: A FESTA DO CARRO DE BOI NO PROCESSO FORMATIVO AUDIOVISUAL COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, EM CÌCERO DANTAS-BA
PALAVRAS-CHAVES: Festa do Carro de boi; Cicero Dantas - Ba; Audiovisual; Culturas Populares.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes do Vídeo

O objeto de estudo desta dissertação é a festa do carro de boi, da qual acontecem muito fortemente em Cicero Dantas – BA e nas cidades da mesorregião do Nordeste Baiano, Território Nordeste II. A partir de um estudo pautado numa perspectiva histórica, caracterizando a escola, o processo formativo audiovisual e festa do carro de boi. O presente estudo tem como objetivo compreender a inserção da produção audiovisual, como recurso pedagógico para o estudo da manifestação de cultura popular da festa do carro de boi em Cícero Dantas – BA. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso no Colégio São José, no município onde acontece a festa. A justificativa deste estudo se pauta na importância do mesmo para o campo de estudo das Culturas Populares e para a valorização das manifestações culturais presentes no município, principalmente para a festividade do carro de boi, pois faz parte do cotidiano dos alunos, muitos têm em suas famílias alguém que participa da festa, possui o carro de boi, ou até mesmo os fabrica. Essa manifestação faz parte da vida de muitos que moram nas cidades circunvizinhas. Visando a compreensão sobre temas que trazem à tona uma inquietação acerca do uso de recursos tecnológicos como ferramentas que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem, com intuito de fortalecer as práticas culturais no ambiente escolar de manifestações de culturas populares, essa pesquisa pode servir como referencial no estudo do tema.

Externo ao Programa - 1613135 - CRISTIANO MEZZAROBA
Interno - 249.721.695-91 - LOURDISNETE SILVA BENEVIDES