UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: RAI THALES DA SILVA GOMES
14/08/2020 11:21


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAI THALES DA SILVA GOMES
DATA: 17/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: EDUCAÇÃO E ACESSO DIGITAL COMO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Capital Humano, Desenvolvimento Regional, Analfabetismo, Analfabetismo Digital, Desenvolvimento Econômico, Sergipe.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
SUBÁREA: Economia Regional e Urbana
ESPECIALIDADE: Economia Regional
RESUMO:

A internet trouxe simultaneidade ao processamento de dados e informações e aumentou exponencialmente a produtividade de grandes instituições. Além de restringir barreiras à comunicação eficiente, facilitar a disseminação de mecanismos e comandos, a incorporação da utilização dessa ferramenta tem possibilitado a criação de produtos e serviços com alcance mundial em uma velocidade cada vez mais maior. É preciso identificar quais seriam os eventuais gargalos para que esse acesso digital não ocorra da melhor forma ou até mesmo observar quais fatores como a educação ou nível de escolaridade contribuem para uma maior efetivação desse tipo de utilização. Posto isso, evidenciar ainda quais seriam as características de uma abrangência social maior, como o Desenvolvimento Regional, e de que forma isso iria ocorrer.

Por outro lado, o analfabetismo no Brasil provém de uma herança histórica datada desde o seu descobrimento. Na atualidade o termo é tratado normalmente com o auxílio de dados que apresentem o cumprimento de alguma meta estabelecida pelo governo vigente ou que compare o país com demais localidades. O que pouco se apresenta é a descrição exata do que vem a ser uma pessoa analfabeta. Além disso, essa condição origina diversos índices que colaboram com a criação de indicadores de desenvolvimento, sendo determinante para observar o nível educacional de uma população, que consequentemente também afeta seu nível de renda. Diante do que foi exposto anteriormente, é possível apontar que o problema que origina esse trabalho é “Por que o acesso à internet combinado com estratégias relacionadas a educação pode possibilitar o Desenvolvimento Regional?”. Assim, este trabalho tem como pretensão associar conceitos do acesso digital, compreendendo a relação e utilização da internet com equipamentos tecnológicos, educação com enfoque no analfabetismo, e apontar como essas duas vertentes podem contribuir com o Desenvolvimento Regional em Sergipe. Além disso, é preciso entender o quê e como o acesso à internet, quando associado a estratégias relacionadas a educação, como a erradicação do analfabetismo, pode contribuir com o Desenvolvimento Regional em Sergipe, no período de 2007 a 2017.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1699173 - FERNANDA ESPERIDIAO
Interno - 2458822 - DENISIA ARAUJO CHAGAS GUERATO
Externo à Instituição - RODRIGO DE MAIO ALMEIDA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12646-2c874e3307