UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 30 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE BORGES DE SANTANA
12/08/2020 21:19


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE BORGES DE SANTANA
DATA: 25/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO: OS IMPACTOS DAS VIRADAS CONTÁBEIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NA UFS/ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Formação do Profissional Contábil, Virada Linguística, Virada Histórica, Virada Organizacional, Interacionismo Simbólico.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO:

A contabilidade é uma ciência social aplicada, sendo conceituadamente afetada pelas mudanças ocorridas no ambiente. Dentro dessa conjuntura de transformação, o desenvolvimento da contabilidade sofre com as transformações da sociedade, e deve ter seu ensino focado no aspecto mutável que a ciência traz consigo (VASCONCELOS, 2009). Nesta pesquisa, objetiva-se avaliar se as mudanças causadas na sociedade impactaram nas demandas ao profissional contábil e, consequentemente, ao seu processo de formação, buscando auxiliar na robustez formativa de uma ciência tão ampla como a contabilidade. Para tanto, optou-se por avaliar o processo de formação do profissional contábil, a partir das três mudanças que impactaram as ciências contábeis, metaforicamente denominadas de “viradas” (MORGAN, 2006). As três viradas avaliadas nesta pesquisa serão: virada linguística, virada histórica e virada organizacional. Para analisar esses fenômenos, utiliza-se teoricamente do interacionismo simbólico que, segundo Mintegui (2014), busca compreender a realidade social das experiências subjetivas e intersubjetivas dos indivíduos, permitindo, profissionalmente, que os indivíduos adquiram competências necessárias para a inserção profissional. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo terá natureza qualitativa, paradigma interpretativista, aportando-se no interacionismo simbólico como método e nos pressupostos epistemológicos e ontológicos. Os sujeitos que auxiliarão no caminho desta pesquisa serão os discentes do curso de contabilidade da UFS, a coordenação pedagógica do referido curso, os profissionais contábeis da cidade de Aracaju e o representante do CRC-SE, os quais serão entrevistados por meio das seguintes técnicas de pesquisa: entrevista qualitativa baseada em roteiro e história oral temática. Como técnica de análise dos dados, será selecionada a análise temática, por ser um método usado para identificar, analisar e relatar padrões (temas) dentro dos dados, e também por descrever minimamente seu conjunto de dados em detalhes (BRAUN; CLARKE, 2006).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1654859 - MANUELA RAMOS DA SILVA
Interno - 1791750 - FLORENCE CAVALCANTI HEBER PEDREIRA DE FREITAS
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS RIBEIRO DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12838-31cfbbda77