UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Setembro de 2021


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NOEME LEITE DO NASCIMENTO OLIVEIRA
11/08/2020 12:15


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NOEME LEITE DO NASCIMENTO OLIVEIRA
DATA: 04/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do Profletras de Itabaiana
TÍTULO: CADERNO DE LEITURA LITERÁRIA DE POEMAS DE TOBIAS BARRETO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária; poemas nacionalistas; recepção de Tobias Barreto; formação do leitor; Tobias Barreto.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

Este projeto tem por objetivo desenvolver uma prática de leitura literária de alguns poemas históricos da obra Dias e Noites, de Tobias Barreto, a fim de formar leitores literários críticos que identifiquem marcas estéticas e históricas da obra lírica deste pensador sergipano. Para isso, este trabalho propõe a produção de um caderno de leitura literária a partir de uma proposta de intervenção composta por oficinas de interpretação poética destinada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Primeiramente, apresentamos discussões acerca dos desafios do ensino de leitura literária para a educação bás ica, des tacando a relevância da formação do leitor literário para dar destaque às poesias de Tobias Barreto. Na sequência, debateremos as especificidades do gênero lírico, destacando a importância do sentimento de nacionalidade e o papel do herói no contexto histórico da segunda metade do século XIX. Metodologicamente, vamos explorar a estrutura textual e estética do gênero poema, explorando as vantagens das tecnologias para propor atividades interativas e colaborativas entre os participantes desta atividade. Serão utilizadas como base teórica as concepções de leitor-modelo, de Umberto Eco, ao perceber o texto com um viés estético, que convida o leitor a colaborar com os sentidos a partir da recepção subjetiva do leitor atual. No processo de recepção, ressaltaremos as concepções de José Hélder Pinheiro Alves e Annie Rouxel para uma prática lúdica de leitura lírica. Nesse sentido, o caderno de leitura literária de Tobias Barreto será proposto como objeto de intervenção na aprendizagem dos alunos e explicitação das atividades citadas no referido projeto e que poderão ser utilizadas em outras salas de aula com realidades similares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo ao Programa - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Externo à Instituição - JOSE HELDER PINHEIRO ALVES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16088-62c448d53e