Banca de DEFESA: ERNESTO ARAÚJO DE ALMEIDA
11/08/2020 12:40
Nesta dissertação o objetivo é contribuir no ensino e aprendizado de funções quadráticas nas séries finais da educação básica e, principalmente, na série inicial do ensino médio, e orientar a prática pedagógica através de suas aplicações, como em Física e em Economia, propiciando correlações com o mundo real sem ignorar as tecnologias digitais, tais como o simulador PhET o software de matemática dinâmica GeoGebra, cujos usos adequados e interativos podem facilitar a compreensão de conceitos e propriedades, além de funcionarem como ferramenta útil no processo de abstração, possibilitando uma visão mais transparente do tema em estudo. A difículdade que os alunos enfrentam no primeiro ano do ensino médio está relacionadaao estudo das funções quadráticas, em resolver equações quadráticas e construir seu gráfíco, pois, geralmente, o primeiro contato com curvas não-lineares acontece a partir daconstrução da parábola, a ponto de significar o sucesso ou o fracasso de estudantes em disciplinas relacionadas às Ciências Exatas, como Matemática e Física.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19157-1ea35eac9d