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Banca de DEFESA: LEYLA MENEZES DE SANTANA
04/08/2020 09:26


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEYLA MENEZES DE SANTANA
DATA: 03/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: COMO “ME TORNEI” EDUCADORA POPULAR: TRAJETÓRIAS DE ALFABETIZADORAS DE PESSOAS ADULTAS
PALAVRAS-CHAVES: Educadoras populares. Entre-encontro. Pastoral da Criança. Pertencimento comunitário. Educação Popular.
PÁGINAS: 243
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

Como “me tornei” educadora popular? Essa é a questão norteadora desta tese que objetivou compreender o processo de tornar-se educadora popular, através da análise das trajetórias narradas por mulheres que atuaram no Projeto Educação de Jovens e Adultos da Pastoral da Criança, no período de 1993 a 2017, no Estado de Sergipe. Resulta de pesquisa que desenvolvemos com educadoras populares viventes de uma pedagogia gestada nas fronteiras comunitárias, nos braços dos saberes diversos, enredados em narrativas singulares e subjetivas. Construir o encontro com essas seis educadoras, residentes em comunidades dos municípios sergipanos de Lagarto e Ilha das Flores foi o movimento que mais demarcou esta pesquisa. Nesse movimento, nomeado metodologicamente de entre-encontro, importou escutar sensivelmente àquelas que se tornaram educadoras no processo vivido, que dissessem das suas experiências, dos seus fazerem-se e refazerem-se diante de saberes outros para além do já sabido. Esse estudo apoiou-se nos pressupostos metodológicos da Fenomenologia Hermenêutica como método de abordagem e da História Oral, como método procedimental, apreendendo as narrativas e recolhendo os testemunhos resultantes dos entre-encontros através de três movimentos: entre-escuta, escrita de si e roda de conversa. Para analisar o modo como elas se tornaram educadoras usou-se ferramentas conceituais dentro do campo da memória e da experiência, bem como estabeleceu-se um diálogo com os pressupostos teóricos da Educação Popular, entrecruzada com uma perspectiva analítica freireana em consonância com a alfabetização de adultos. Dos tecidos das narrativas emergiram quatro eixos fundantes que responderam à problemática da pesquisa: provoca-ação, mística do ensinar, pertencimento comunitário e as experiências com a Pastoral da Criança. A partir desses eixos confirmou-se a tese de que essas mulheres se tornaram educadoras populares pela provoca-ação que resultou no educar como missão, pedagogicamente conduzida pela mística do ensinar e do aprender, circunscrita aos pertencimentos comunitários e atravessada pelas experiências com a Pastoral da Criança.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Externo à Instituição - DÉBORA ALVES FEITOSA
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - RAFAEL ARENHALDT

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