UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: FREDERICO ALVES DE ALMEIDA
03/08/2020 16:01

DISCENTE: FREDERICO ALVES DE ALMEIDA
DATA: 28/08/2020
LOCAL: Remota (Via Google Meet)
TÍTULO: O LUGAR (A FUNÇÃO) DAS FIGURAS GORGIANAS DA LINGUAGEM NA PERSUASÃO
PALAVRAS-CHAVES: Górgias. Persuasão. Sofística.
ÁREA: Filosofia

A escrita deste trabalho objetiva investigar a relevância das figuras gorgianas da linguagem na persuasão em Górgias. Para além do reconhecimento de Górgias como excelente orador e alguém que elevou a persuasão a um alto nível na filosofia antiga, é importante que haja um estudo sobre qual a relação entre as ditas figuras gorgianas da linguagem e a persuasão já que tais figuras são parte do repertório gorgiano na estratégia de convencimento. Na primeira parte do texto, conceituamos Górgias dentro da filosofia antiga, especificamente no grupo de filósofos conhecidos como sofistas, o que vale uma breve ressalva, já que há um tom pejorativo do termo “sofistas”, pois eram comumente acusados de ser “charlatões” e “inimigos da verdade”. Também é necessário ressaltar a importância da poesia como contexto do trabalho de Górgias, pois as figuras de linguagem são encontradas, fundamentalmente, na poesia grega. A segunda e a terceira partes deste trabalho referem-se, respectivamente, à catalogação das figuras gorgianas da linguagem e seu uso no “Elogio de Helena” e a análise de sua possível eficácia na persuasão, ou seja, no convencimento dos juízes a respeito da inocência da personagem. É necessário discutir e estabelecer um ou mais critérios objetivos para analisar tal eficácia, e, para isso, talvez seja necessário recorrer à Linguística contemporânea como caminho metodológico para responder se há ou não uma eficácia do uso das figuras de linguagem na persuasão.

Presidente - 1373680 - ALDO LOPES DINUCCI
Externo à Instituição - EDUARDO MURTINHO BRAGA BOECHAT
Interno - 2467116 - SERGIO HUGO MENNA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e