Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO DE ABREU OLIVEIRA
03/08/2020 13:38
A era das ferrovias teve início em 1830 quando foi inaugurada a primeira linha férrea para transporte de mercadorias e passageiros de forma regular, entre as cidades de Liverpool e Manchester. No Brasil, o sistema ferroviário iniciou-se na segunda metade do século XIX, apoiada pelo Governo Imperial. O trem simbolizava a corporificação do progresso e desenvolvimento, além de ser designado como um transmissor da civilidade. No caso de Sergipe, isso não foi deferente. Dito isto, essa pesquisa se propõe a analisar as modificações no ideário ferroviário que permaneceu vívido na memória do povo sergipano entre os anos de 1913-1979, período de atuação no tráfego de passageiros. Inicialmente, foram avaliados os primeiros anos das ferrovias em Sergipe durante as fases de inaugurações (1913-1915). Num segundo momento, há uma análise da trajetória ferroviária por meio dos discursos jornalísticos entre os anos de 1915 a 1950. Por fim, apresenta um diagnóstico de como a memória ferroviária continua viva na sociedade sergipana, analisando os rastros deixados pelos últimos anos de atuação das locomotivas sergipanas nas décadas de 50,60 e 70. Por meio de ferramentas como a leitura e análise de fontes como Mensagens de Governo, jornais de época e a oralidade, aliada a revisão bibliográfica sobre o tema, busca-se compreender o imaginário e a memória ferroviária existente em Sergipe.
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