UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA SANTOS
30/07/2020 12:39

DISCENTE: VANESSA SANTOS
DATA: 05/08/2020
LOCAL: ONLINE
TÍTULO: RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA ESPORTIVA, FUNÇÕES EXECUTIVAS E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Esportes; Função Executiva; Desempenho escolar
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: O esporte encontra-se nos blocos de conteúdos da Educação Física e exerce grande influência no âmbito escolar. Nos últimos anos, se apresenta como uma possibilidade de melhoria dos níveis de saúde em crianças e adolescentes, levando a melhores níveis de saúde mental, socialização e cognição. Pesquisas recentes destacam as relações da prática de esportes com melhores desempenhos de Funções Executivas e acadêmicos, porém, apesar do interesse crescente na literatura ainda não está clara essa assertiva. Objetivo: Analisar a relação entre a prática esportiva, Funções Executivas e o desempenho acadêmico de escolares. Métodos: Foram recrutados 326 indivíduos do ensino fundamental maior (6º ao 9º ano) de escolas públicas municipais e particulares de Aracaju. Como instrumentos foram utilizados um questionário para caracterização da amostra, o Stroop test para avaliar controle inibitório e atencional, e o teste de Dígitos para a memória de trabalho. Para a análise foram utilizadas estatísticas descritivas, testes multivariáveis, regressão logística binária e análise de mediação múltipla. Foram considerados valores significantes de p ≤0,05. Resultados: Observou-se que 42,6% da amostra praticavam esportes com maior concentração no sexo masculino (69,1%). Estudantes que não praticam esporte tiveram 43% de chances reduzidas em ter boas notas escolares. Entre praticantes e não praticantes houve diferença significativa para DE em ambos os sexos. Para as variáveis de Funções Executivas, houve diferença apenas no grupo feminino na memória de trabalho e tempo resposta [p= 0,006 IC 95% -2,352-(-0,391); p=0,017 IC 95% 1231,839-12315,416 respectivamente]. O esporte está relacionado com o DE mediado pela memória de trabalho e tempo resposta b= 0,24 (95% BCa IC 0,0905 – 0,4183), tendo efeito indireto individual apenas através da memória de trabalho b = 0,196 (95% BCa CI = 0,0622 – 0,3640). Conclusão: Praticar esportes prediz boas médias escolares, especificamente nas disciplinas de português e matemática. Esta relação mostra-se mediada por Funções Executivas que estão relacionadas com o aprendizado.

Presidente - 1546651 - MARCOS BEZERRA DE ALMEIDA
Interno - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - MAICON RODRIGUES ALBUQUERQUE

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10