UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARLUCE DE SOUZA LOPES
30/07/2020 09:16

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLUCE DE SOUZA LOPES
DATA: 31/07/2020
LOCAL: https://meet.google.com/ypt-gwov-nxj
TÍTULO: Interfaces de uma antropóloga: as práticas de leitura e escrita de Beatriz Góis Dantas (1941-2013)
PALAVRAS-CHAVES: Beatriz Góis Dantas. Escritas ordinárias. Intelectuais. Leitura. Práticas de leitura e escrita.

Esta tese apresenta uma compreensão de práticas de leitura e escrita desenvolvidas por Beatriz Gois Dantas, evidenciando a sua inserção em diferentes espaços de atuação, tomando como marco temporal o período compreendido entre 1941 e 2013. O marco inicial corresponde ao seu ano de nascimento, em função da importância de uma contextualização que delimite os contornos da origem familiar na busca por vestígios de leitura e escrita. O marco final foi definido tendo como parâmetro a inserção de Beatriz na Academia Lagartense de Letras (ALL), considerando que a sua produção escrita foi, em certa medida, embora não exclusivamente, impulsionadora da indicação para fazer parte daquele sodalício. Trata-se de uma pesquisa histórica, documental, que utiliza os procedimentos metodológicos da História Oral, especialmente a história de vida e a história temática, empregando como instrumento a entrevista semiestruturada. O aporte teórico que fornece subsídios a esse estudo tem como fundamento principal o tripé intelectual do historiador Roger Chartier (1990, 1997, 1998, 1999, 2001, 2002, 2003, 2004, 2009, 2011, 2014) práticas, apropriação e representações, dialogando com as concepções de Maurice Halbwachs (1990) a respeito da memória e de Jean-François Sirinelli (2010) acerca de intelectuais. Além das narrativas, são utilizadas fontes documentais como atas de reuniões, dossiês institucionais, diários de classe, jornais, revistas, fotografias, impressos produzidos pela intelectual, localizadas nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe; no Arquivo Central e Arquivos Setoriais da Universidade Federal de Sergipe; nos acervos da Biblioteca Central e da Biblioteca do Campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe, na Biblioteca Epifânio Dória, além do acervo da biblioteca particular da intelectual estudada. Beatriz Góis Dantas viveu, desde a infância, em um ambiente favorável ao desenvolvimento de hábitos de leitura e ao aprendizado, tendo encontrado referências de leitura na esfera familiar e, na professora Josefina Leite, na Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, o estímulo e a orientação para o ensino e a pesquisa.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA