UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ WILSON MOURA SANTOS
29/07/2020 20:22

DISCENTE: JOSÉ WILSON MOURA SANTOS
DATA: 30/07/2020
LOCAL: A definir
TÍTULO: A FEIRA LIVRE E O ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE CARTILHA A PARTIR DA FEIRA DE ITABAIANA/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, Feira Livre, Mudança/Permanência, Aprendizagem Histórica
ÁREA: História

O presente trabalho pretende elaborar uma cartilha didática impressa que venha apresentando temáticas, discussões, sugestões e atividades para o uso do professor em sala de aula no ensino de História na Educação Básica tendo como tema a feira livre e empregando como modelo a da cidade de Itabaiana/SE. Esta cartilha é pensada como recurso didático para uso do professor em sala de aula no ensino de História. Partimos do pressuposto de que relacionar o patrimônio cultural imaterial da feira livre, que faz parte da realidade do aluno, com os conteúdos/temas do currículo de História na Educação Básica aprimore e sirva de progressão para a aprendizagem histórica do aluno. Assim como, venha a colaborar na reelaboração da consciência histórica, na compreensão da noção de mudança e permanência relacionadas ao tempo histórico e na produção de novas narrativas históricas que, partindo da feira livre e sua conexão com o conteúdos/temas do ensino de história, possa alcançar os objetivos da história.

Presidente - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO
Externo ao Programa - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA