UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA PEREIRA DE OLIVEIRA
29/07/2020 13:38

DISCENTE: DANIELA PEREIRA DE OLIVEIRA
DATA: 31/08/2020
LOCAL: A definir
TÍTULO: HISTÓRIAS CONTANDO HISTÓRIAS: ANTOLOGIA NARRATIVA DE CONTOS EM APP PARA O LETRAMENTO DIGITAL
PALAVRAS-CHAVES: Letramento. Leitura. Conto. Educação. Tecnologia.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

O presente trabalho, com o título Histórias contando histórias: antologia narrativa de contos em app para o letramento digital, visa a estimular o contato dos alunos com a literatura, aguçando o senso crítico e a criatividade através de meios tecnológicos de comunicação. As atividades serão realizadas com o uso do aplicativo ConteConto, seguindo métodos de letramento literário (COSSON, 2016) e de desenvolvimento da leitura subjetiva (ROUXEL; LANGLADE; REZENDE, 2013) empregados no Caderno Literário Digital, a fim de explorar o letramento e o multiletramento para ampliar as habilidades de leitura e, consequentemente, de produção textual na perspectiva das multimodalidades. Tendo como premissa básica aliar a tecnologia à aprendizagem, subsidiando os leitores digitais ou os atuais “nativos digitais” (PRENSKY, 2001) para a formação de leitores proficientes, essa proposta pedagógica de intervenção e pesquisa será realizada com alunos do 7º ano da Rede Estadual de Ensino, em São Cristóvão/SE. O trabalho será dividido em etapas que englobam o estudo do gênero narrativo conto a partir de leitura de textos, debates, apresentação de filmes, documentário, entrevista, bem como produção e reescrita dos textos no app para publicação. O produto aplicado, app ConteConto, dará acesso às tarefas do Caderno Literário Digital e à postagem de variados contos produzidos por alunos para a criação de uma antologia narrativa. O trabalho fundamenta-se nos aportes teóricos de Bronckart (2007) e Marcuschi (2002, 2008) ao tratarem de Gêneros; de Gotlib (2006) acerca do gênero conto; de Cosson (2016) sobre Letramento Literário; de Rojo (2012) e Gomes et al. (2017) na perspectiva dos multiletramentos; e, dentre outros, de Xavier (2013), evidenciando os desafios da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea. A metodologia empregada baseia-se no amplo preparo que perpassa o estudo das multimodalidades e da formação de leitores, tendo como base a pesquisa qualitativa e quantitativa, como também a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002). Dessa forma, o estudo possibilita a reflexão e o autoconhecimento sobre as práticas de ensino diante do advento da cibercultura. Ademais, São Cristóvão, cidade histórica sergipana, conta com a participação dos jovens leitores contemporâneos para explorar sua cultura, podendo levar ao mundo o conhecimento de suas raízes populares através da tecnologia.

Presidente - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Interno - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO