Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA SANTOS FAGUNDES
29/07/2020 11:43
Ao longo da história, o campo do entretenimento audiovisual adaptou-se às transformações do mercado, fomentadas pela evolução da tecnologia, bem como a mudança de hábitos de consumo, das dinâmicas de produção, distribuição e divulgação de obras audiovisuais. É neste contexto que o uso da tecnologia de streaming como meio de distribuição de conteúdo audiovisual torna-se um fenômeno midiático contemporâneo em escala global e altera as dinâmicas competitivas do mercado audiovisual. No Brasil, a emergência das plataformas de streaming obriga empresas tradicionais de outros campos a se posicionarem frente às novas tendências. No campo televisivo, a Rede Globo tem se utilizado do seu reconhecimento para garantir sua permanência em posições dominantes, através de sua própria plataforma, o Globoplay. Para este trabalho, investigaremos o lugar dos produtos culturais audiovisuais como estratégia de consolidação para as plataformas de streaming no Brasil, observando, prioritariamente, a posição do Globoplay neste campo. Para tal, utilizaremos a Teoria dos Campos de Bourdieu (1992) para analisar as particularidades do campo e seus agentes, bem como traçar a trajetória social do Globoplay no mesmo, ao passo em que fazemos um paralelo entre o modelo tradicional de transmissão, broadcasting, e o streaming, olhando para o papel da tecnologia, economia e produção cultural para que os agentes possam suceder neste campo.
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