UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO ASSUNÇÃO DA SILVA
27/07/2020 19:40

DISCENTE: DANILO ASSUNÇÃO DA SILVA
DATA: 31/07/2020
LOCAL: Sala de defesas do PROFHISTÓRIA
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA ÀS INVESTIDAS DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”.
PALAVRAS-CHAVES: Escola sem partido. Ensino de história. Resistência.
ÁREA: História

Este projeto tem como objeto de estudo o Projeto “Escola sem partido” e seus impactos sobre o ensino de história no Brasil. O tema escolhido se justifica pelo crescimento do conservadorismo político no Brasil, cujos impactos se apresentam no campo do ensino de história sobretudo por meio da pauta da “Escola sem partido”, demandando uma maior discussão do tema sob uma perspectiva acadêmica. O problema de pesquisa é: como garantir a autonomia de ensino ao docente de história em tempos de “Escola sem partido”? O objetivo central da pesquisa é apresentar aos docentes em história estratégias de resistência às investidas do projeto “Escola sem partido” em face da liberdade de cátedra. Os objetivos específicos são: definir o Projeto “Escola sem Partido”, identificando os posicionamentos teóricos favoráveis e contrários; identificar os principais projetos de lei/leis que tratam da implementação da “Escola sem partido”; discutir estratégias para a resistência às investidas do Projeto em face da liberdade de cátedra, e; fornecer subsídios para a elaboração de uma livro de bolso que informe e aprofunde sobre o tema, dirigida aos professores de história do Ensino Médio da Rede Pública. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de natureza qualitativa, baseada em revisão de literatura, e exploratória. Como produto final, pretende-se produzir um livro de bolso, destinado a professores de história do ensino médio, da rede pública, que apresente informações sobre o Projeto “Escola sem partido” e estratégias de resistência frente às suas investidas.

Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS