UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE DOUGLAS VIEIRA CABRAL SOUZA
27/07/2020 19:38

DISCENTE: JORGE DOUGLAS VIEIRA CABRAL SOUZA
DATA: 28/07/2020
LOCAL: Sala de defesas do PROFHISTÓRIA
TÍTULO: DE SÍTIO DO MEIO A MURIBECA: O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL A PARTIR DO PATRIMÔNIO
PALAVRAS-CHAVES: Este trabalho apresenta reflexões iniciais sobre uma pesquisa em andamento no Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória) da universidade Federal de Sergipe (UFS). A
ÁREA: História

Este trabalho apresenta reflexões iniciais sobre uma pesquisa em andamento no Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória) da universidade Federal de Sergipe (UFS). A proposta busca analisar a relevância que existe entre, o ensino de História Local e o Patrimônio Material da cidade a partir da observação, registro e pesquisa das mudanças e permanências sobre o espaço urbano. Nos interessa refletir sobre como as mudanças ocorridas no patrimônio material e seu entorno auxiliam no ensino de História e as diversas abordagens possíveis a partir da memória coletiva compartilhada na vivência dos discentes na comunidade. Na tentativa de responder a esta e outras questões, propomos desenvolver um projeto pedagógico, com a temática, Conhecendo minha cidade pelas fotografias e visitas ao Patrimônio Material, no qual tentamos desenvolver a relação entre História e valorização da identidade local através do patrimônio. O projeto citado, será desenvolvido com alunos do sexto ano do Ensino fundamental da Escola Estadual Almirante Barroso da Cidade de Muribeca(SE). No primeiro momento, será realizado um trabalho de campo com a coleta de fotografias antigas da cidade. Já no segundo momento, haverá a visita aos prédios visualizados nas fotos, possibilitando aos alunos o trabalho com permanências e mudanças. No terceiro momento, teremos a culminância do projeto com uma exposição das fotos e textos que serão produzidos pelos discentes. Como resultado deste trabalho esperamos sanar a carência de material didático sobre a história local e aguçar o sentimento de pertença em relação patrimônio contribuindo para sua preservação.

Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Interno - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO