Banca de QUALIFICAÇÃO: LAILA GARDENIA VIANA SILVA
27/07/2020 17:31
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a utilização do SIGAA naspráticas docentes no Instituto Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, à luz dosletramentos digitais, para compreender o processo de implementação do referidosistema. A base teórica deste estudo envolve as discussões sobre tecnologias ecomunicação, a partir da perspectiva de Castells (2019), Lévy (2010; 2011), Lemos(2010) e Santaella (2013; 2016), práticas docentes (LIBÂNEO, 2010) e letramentosdigitais (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; 2011; 2015), além de dialogar com temasda contemporaneidade, como convergência das mídias, pós-digital, inteligênciaartificial e reflexos da pandemia da covid-19 no âmbito educacional. Quanto àmetodologia, trata-se de uma investigação qualitativa, de cunho analítico-interpretativo, pautada no estudo de caso (YIN, 2015). Os instrumentos utilizadospara a coleta de dados foram a observação participante, questionário, análisedocumental e entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999). Osprocedimentos de análise são baseados na metodologia da pesquisa docente(FREEMAN, 1998). Os dados demonstram os usos que os docentes fazem de recursosdigitais, a partir de suas considerações sobre o sistema acadêmico e os processosreflexivos diante das práticas desenvolvidas com as tecnologias.
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