UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA CRISTINA ROCHA PARANHOS
28/07/2020 09:17

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA CRISTINA ROCHA PARANHOS
DATA: 28/08/2020
LOCAL: A definir
TÍTULO: CORPO E SAÚDE: A PRODUÇÃO DOS DISCURSOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Saúde. Gênero. Biopolítica. Formação em Saúde.

Numa perspectiva de partida, o currículo é tomado como um artefato bifurcado que expressa a multiplicidade dos saberes, integrando e articulando diferentes dimensões, que extrapole os territórios já consolidados e contribua de modo acentuado para a formação profissional e individual de cada ser. Nesse sentido, me propus a analisar as construções de corpo, gênero e saúde nos currículos dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a partir de produções discursivas permeadas por relações de saber e poder. Levo em consideração a discussão do corpo que é gerido pelo poder sobre a vida e atravessado pela biopolítica na medida que sofre a ação das relações entre política e economia, uma vez que ela é entendida como um dispositivo capaz de permitir que os sujeitos sejam autônomos e gerenciem suas escolhas, de modo que suas vidas sejam transformadas e produtivas. Diante disso, questiono como se estabelecem essas demandas sobre corpos, gênero e saúde, nos cursos de formação de profissionais da saúde? Para alavancar as discussões, alicerço esta tese em uma perspectiva pós-estruturalista, e utilizo conceitos Foucaultianos para as análises aqui realizadas, tais como: relações de sabe, poder, biopolítica, governo, discursos. A pesquisa aqui apresentada, está organizada em dois momentos. No primeiro, analisei as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) da saúde e as ementas das disciplinas. No segundo momento, que será produzido, a posteriori, é proposto a realização de nove (09) encontros de grupos focais com estudantes dos cursos da saúde do CCBS/UFS. Os dados produzidos no primeiro momento, atendem as premissas gerais designadas pelas DCN bem como pelas políticas que regem as construções dos currículos de graduação. É notório a preocupação em formar profissionais da saúde com um “saber generalista”, com habilidades e competências definidas pelo Estado como demandas importantes à população, as políticas de inclusão social e o Sistema Único de Saúde (SUS). O que é proposto no PPC é concretizado na matriz curricular, as disciplinas estão alinhadas com as propostas de ensino em saúde, ainda que com uma forte preponderância de disciplinas com enfoques biologicista, priorizando alguns conhecimentos em relação a outros. Os documentos oficiais são baseados numa perspectiva contemporânea de educar para a cidadania, de possibilitar uma formação neoliberal e empreendedora de si, valorizando as políticas de inclusão, formando sujeitos capazes de tornarem-se profissionais livres, autônomos, subjetivados e governáveis.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo. Saúde. Gênero. Biopolítica. Formação em Saúde.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - GREGORY DA SILVA BALTHAZAR