Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA BRUNET CARVALHO DE ANDRADE
23/07/2020 20:44
A presente dissertação é resultado de uma análise sobre a presença da cultura popular naprodução artística do Grupo Teatral Imbuaça, entre os anos de 1977 e 1997, uma referência doTeatro de Rua sergipano com visibilidade nacional e internacional, e tem como objetivo geralinvestigar os atravessamentos da cultura popular na carpintaria teatral dos espetáculos “TeatroChamado Cordel” (1977), “ A Farsa dos Opostos” (1992) e “ O Auto da Barca do Inferno”(1997). Como objetivos específicos a investigação compreende o Teatro de Rua e seusentrelaçamentos constituídos a partir da tríade: cultura popular, memória e história. Analisa osreferidos espetáculos a partir do seu contexto, do processo de montagem e da apropriação eressignificação dos elementos populares para a cena, e por fim, elenca os grupo que surgirampor meio de oficinas teatrais realizadas pelo Imbuaça. Como aporte teórico e metodológico oestudo elegeu, principalmente: Baktin (1999), Peter Burke (2010), Storey (2015) Cuche(2002), Nestor Canclini (2016), J. Guinsburg (2006) e Haguette (2007), considerando ométodo etnográfico e os procedimentos metodológicos por meio de entrevistas orais e análisesde imagens e vídeos para a sustentação desta escrita.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19157-1ea35eac9d