UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: RAFAELY KAROLYNNE DO NASCIMENTO CAMPOS
24/07/2020 15:18

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELY KAROLYNNE DO NASCIMENTO CAMPOS
DATA: 03/09/2020
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: MINHA TIA MANDOU PINTAR MAIS”: A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS INFLUÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Participação Infantil. Pedagogia da Infância. Prática Pedagógica. Sociologia da Infância.

A presente tese constitui uma análise da participação de crianças pequenas em contexto de educação infantil, mobilizada a partir das discussões atuais sobre a participação das crianças e suas influências na prática pedagógica. Parte da consideração de realçar a necessidade teórica e política de se construir e aprofundar contributos sobre os modos de participação das crianças pequenas no processo educativo, com a finalidade de sinalizar aos profissionais que atuam na educação infantil possibilidades de oportunizar espaços de participação compatíveis com as culturas da infância, ou seja, que atendam aos modos de expressão das crianças. A pesquisa possui cunho etnográfico e fundamenta-se nos aportes da Sociologia da Infância e nos pressupostos da Pedagogia da Infância. O objetivo central desse trabalho é compreender como se configura a participação de crianças no contexto da Educação Infantil e suas influências na prática pedagógica. Com base nesse objetivo central foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) analisar as estratégias utilizadas pela professora para incluir a participação das crianças nas atividades propostas; b) descrever os modos que as crianças utilizam para participar das práticas pedagógicas que lhes são dirigidas pela professora e c) analisar as alterações na ação pedagógica a partir da participação das crianças nas atividades dirigidas pela professora. Os participantes do estudo são dezessete crianças, de ambos os sexos, com idades de três e quatro anos e uma professora, integrantes de uma escola municipal de Educação Infantil de Aracaju/SE. Para a produção de dados foram utilizadas observação participante e descrição densa, anotações em diário de campo, fotografias e gravações em vídeo. Foram também realizados grupos de interesses com as crianças e entrevista semi-estruturada com a professora. As análises revelaram que, no grupo e no contexto estudado, existe um controle dos adultos sobre as ações das crianças na prática pedagógica, porém mesmo diante deste controle as crianças insistem em reinventar tais práticas apresentando ideias criativas a partir dos seus interesses. Podemos afirmar que as crianças não recebem passivamente o que lhes é imposto pelo adulto, antes participam de diversas maneiras, recriando, negociando, transgredindo ou aceitando as práticas que lhes são apresentadas. Isso nos leva a refletir que as crianças estão interessadas nas atividades propostas, elas apresentam curiosidade, entusiasmo, desejam participar, contudo, desejam participar com seus modos de ser, com o corpo inteiro, não imóveis, como a escola impõe. Nesse contexto, o processo de investigação atestou que as crianças possuem uma lógica de participação baseada na ação, já a escola tem uma lógica baseada na regulação proposta pelo modelo moderno de educação. Assim, os dados revelaram uma participação minimizada, controlada, reprimida, na qual professora utiliza estratégias pedagógicas para inserir as crianças em suas propostas a partir de uma lógica de participação diferente da lógica da criança, uma participação que limita os corpos das crianças e consequentemente seus modos de expressão. Nesse contexto, as análises indicaram que as crianças possuem competências que lhes permitem dar contribuições enriquecedoras para o melhoramento das ações pedagógicas se considerarmos seus modos de expressão, suas culturas da infância, e que elas, apesar dos constrangimentos que sofrem, participam com diferentes formas e ritmos nos contextos de sua educação. Portanto, a presente tese salienta que o reconhecimento das crianças como sujeitos plenos de direitos que participa ativamente de seus contextos implica proporcionar seus direitos nas instituições de educação infantil, o que representa escutar suas vozes e acolher suas formas de expressão em seus contextos de educação.

Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Externo ao Programa - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS