Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA DA CRUZ OLIVEIRA
17/07/2020 13:13
Dentre os vários desafios que escolas públicas vêm enfrentando no decorrer dos anos, um geralmente apontando tanto por docentes quanto por pesquisadores é a falta de interesse de seus alunos pela prática de escrita ou produção de textos, notoriamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental II. Frente a esse panorama, esta pesquisa foi concebida almejando a criação de um produto que ajude ao aluno desenvolver habilidades para a prática de produção de textos. Delimitando o escopo do trabalho, a proposta é trabalhar o processo de reescrita envolvendo o uso de marcas de pontuação, principalmente o uso da vírgula, na construção de diferentes sentidos de enunciados, através de um aplicativo de celular. Essa tecnologia visa proporcionar o desenvolvimento de competências para a prática da produção e interpretação de texto esperadas de alunos do 6° ano do ensino fundamental. As atividades presentes no aplicativo servirão para que os alunos possam desenvolver os conhecimentos sobre pontuação em geral, noção de coesão e coerência aplicando ao texto o uso das pontuações adequadas. O projeto tem como base os estudos de XAVIER (2013), que fala sobre educação, tecnologia e inovação. No que concerne ao ensino de produção textual, Koch (2011) é adotada por sua extensa bibliografia sobre o tema. Complementando, Rojo (2012) trará as reflexões sobre a multimodalidade em contexto de sala de aula. A justificativa para a realização do produto se dá pela necessidade de se ampliar o rol de alternativas de ações de ensino que absorva as tecnologias digitais disponíveis, tanto a favor dos letramentos do aluno no âmbito da cibercultura quanto e, sobretudo, do aprimoramento de sua competência na modalidade escrita em língua portuguesa no 6° ano do Ensino Fundamental.
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