Banca de QUALIFICAÇÃO: HUMBERTO FERREIRA DA SILVA
13/07/2020 15:18
O presente estudo tem como objetivo apresentar as ideias iniciais dos usos de imagens no
ensino de história e como essas podem se tornar uma ferramenta capaz de contribuir para o
fortalecimento do ensino-aprendizagem dos conhecimentos históricos dos estudantes,
fazendo uso de aula-oficina com o objetivo ampliar os olhares sobre as ilustrações (obras de
artes, charges, fotografia, reproduções de monumentos etc.). Até o momento, podemos
indicar que as imagens são partes impensáveis de qualquer livro didático. Os estudos
teóricos apontam que as imagens compõem parte importante do processo do ensino de
história. Assim, através da aula-oficina, os estudantes poderão dar novos olhares e
interpretações às ilustrações existentes no livro didático. Assim podemos julgar que, ao
compreender que toda imagem tem uma narrativa, principalmente, as imagens dispostas
nos livros escolares e, que as imagens são o resultado de um processo construção, pensado
e elaborado para narrar. Acreditamos na possibilidade de novas narrativas como formas de
compreensão dos conteúdos de história. Assim, propomos uma possibilidade de ensino de
história com a construção de narrativas não verbais, ou seja, narrativas ilustradas. A
proposta é realizar uma aula-oficina para introdução da análise e interpretação de
ilustrações com o objetivo de sofisticar e ampliar os olhares sobre imagens, possibilitando a
construção de narrativas ilustradas dentro de parâmetros que busque o aprimoramento da
consciência histórica dos estudantes, fazendo uma investigação entre as narrativas antes e
posteriores à oficina. Contudo, essa última parte ficou impossibilitada de ser realizada,
devido à suspensão das atividades escolares, em função da pandemia do Covid-19, devendo
a mesma ser realizada no retorno às aulas.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10