UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA DA SILVA
13/07/2020 15:16

DISCENTE: ANA PAULA DA SILVA
DATA: 24/07/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: OCUPAR E RESISTIR: VÍDEO DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO HISTÓRICA DA JUVENTUDE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Vídeo documentário; Formação Histórica; Movimentos Sociais; Ocupações Estudantis.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa em andamento no Profhistória da UFS que tem como objetivo principal a produção de um vídeo documentário que reúna as memórias, experiências e aprendizados dos alunos que protagonizaram as ocupações estudantis do ano de 2016 na cidade de Arapiraca-AL e que possa contribuir como instrumento pedagógico no processo de formação histórica dos estudantes. A materialização do produto resultará da investigação realizada que buscou compreender o impacto que as ocupações estudantis exerceram nos alunos em concepções como história, política, cidadania e movimentos sociais. A soma dos resultados da investigação e da produção do vídeo documentário foram pensados como perspectiva de utilização pelos professores de história em suas aulas para subsidiar discussões que envolvam temáticas como participação política da juventude, atuação dos movimento sociais e que venham a despertar no estudante o reconhecimento de sujeito partícipe da história e o entendimento de sua capacidade de intervenção social. Para tanto, realizamos discussões teóricas que fundamentam o pensar, o escrever e a produção do conhecimento histórico como possibilidade de transformação social e apontam a necessidade da instrumentalização do ensino de história para a formação cidadã dos alunos, sendo indispensáveis as contribuições teóricas de Freire (1979); Lucini (2018) e Arroyo (2003). Para a realização da pesquisa utilizamos a História Oral fundamentada nas obras de Thompson (1992) e de Verena (2005) e para a discussão da relação de história e cinema bem como a compreensão da produção, técnica e identidade do documentário embasamos nosso trabalho nas ideias de Marc Ferro (1992); Napolitano (2003) Nichols (2005); Rubio (2015) e Magalhães Júnior (2010). A relação que realizamos entre ensino de história, cinema e movimentos sociais caracteriza nosso trabalho em seus objetivos e inquietações e busca contribuir com a disponibilização de um recurso que venha a ser utilizado a partir das inquietações dos (as) professores (as) de história que preocupam-se com a realização de um ensino que venha a adquirir sentido, significado e que seja ressignificado na vida prática dos alunos.

Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Interno - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Externo à Instituição - LUIS FERNANDO CERRI