UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA OLIVEIRA SOUZA
13/07/2020 09:04

DISCENTE: FERNANDA OLIVEIRA SOUZA
DATA: 13/08/2020
LOCAL: Google Meet – o link será enviado previamente.
TÍTULO: Hidradenite Supurativa: hábitos de vida, alimentação e manejo com a doença
PALAVRAS-CHAVES: Hidradenite Supurativa. Hábitos. Hábitos alimentares. Dietoterapia. Recidiva.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

A Hidradenite Supurativa (HS) é uma doença crônica de pele, que provoca uma resposta inflamatória exagerada em algumas áreas do corpo como axilas, região das mamas, virilha, e regiões genital e glútea. Sua etiologia ainda não foi completamente esclarecida, mas sabe-se que a oclusão dos folículos pilosos dessas regiões, a sua ruptura e a subsequente resposta inflamatória levam ao desenvolvimento recorrente de nódulos doloridos, que podem evoluir para abscessos, fístulas e cicatrizes hipertróficas. Estima-se que a prevalência de HS em todo mundo varie de 0,05% a 4,10%, a depender da metodologia de estudo, da coleta dos dados e dos critérios de diagnóstico da doença. No Brasil, a prevalência é de 0,41% e, embora não seja uma doença de elevada prevalência, a HS prejudica os seus pacientes física, emocional e psicologicamente, de modo bastante expressivo. Essa doença parece estar fortemente associada à obesidade e à síndrome metabólica, além de seus portadores apresentarem um elevado risco de desenvolvimento de complicações cardiovasculares. O papel da dietoterapia no tratamento da HS ainda é pouco conhecido. Parece que os principais componentes da dieta ocidental, como carboidratos refinados, produtos lácteos e a carne vermelha, quando consumidos em excesso, podem agravar a patogênese da doença. Face ao exposto, o presente estudo tem o objetivo de conhecer os hábitos de vida e estratégias de manejo da doença da HS por parte dos portadores, visando fornecer informações sobre o perfil dessa doença no Brasil, bem como orientações acerca da dietoterapia e estratégias de manejo para prevenção dos sintomas.

Externo à Instituição - BEATRIZ FIGUEIREDO LEITE
Presidente - 2021286 - LILIANE VIANA PIRES
Externo ao Programa - 1618424 - PEDRO DANTAS OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e