Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA RENATA SANTOS DE JESUS
10/07/2020 17:54
Ensinar a leitura e a escrita no ensino fundamental com vistas a tornar o estudante um cidadão crítico, capaz de construir conhecimentos e utilizá-los nas diversas situações comunicativas sociais, é um contínuo desafio (LEFFA, 1996; SOLÉ, 1998; KLEIMAN e MORAES, 1999). Diante disso, torna-se essencial prospectar metodologias eficazes que auxiliem os estudantes a exercitar a atividade leitora diante dos mais variados textos. Como o ato de inferir corresponde a um dos aspectos essenciais para a compreensão de textos verbais e não verbais (DELL’ISOLA, 1988, MARCUSCHI, 2008), esta pesquisa-ação, que será realizada com estudantes matriculados no 9º ano do Colégio Estadual Coelho e Campos, na cidade de Capela-SE, tem como objetivo geral construir inferências por meio do gênero discursivo fotorreportagem, a partir de reflexões sociais, leitura de mundo e atividades diversificadas, práticas e participativas, a fim de formar leitores capazes de estabelecer relações entre elementos linguísticos explícitos e implícitos de um texto para, assim, extrair significado fundamentado e coerente dele. Para tanto, após o desenvolvimento de uma sequência didática (conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e a análise das participações dos estudantes nas atividades didático-pedagógicas, será organizado um Caderno Pedagógico a fim de apoiar as práticas escolares de outros professores. Desse modo, pretende-se colaborar com a seleção de meios e recursos que favorecem a ampliação das capacidades cognitivas, inferenciais e socioculturais dos discentes.
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