UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Setembro de 2021


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMARIA SANTANA SALES VIEIRA
07/07/2020 15:53


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMARIA SANTANA SALES VIEIRA
DATA: 03/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: web
TÍTULO: UM/A AMIGO/A PARA MAFALDA: TIRINHAS, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Produção textual; Tirinha; Mafalda
PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literaturas Estrangeiras Modernas
RESUMO:

Este trabalho, intitulado “Um/a amigo/a para Mafalda: tirinhas, leitura e produção textual”, tem como objetivo incentivar os alunos da turma A do 8º ano, de um Colégio vinculado à Rede Estadual de Ensino do Estado de Sergipe, à obtenção de habilidades de leitura e produção do gênero tirinha. O foco desta intervenção concentra-se na leitura e na produção de tirinhas, um gênero com múltiplos usos da linguagem e que são fundamentais para a construção de sentidos. Busca-se explorar as tirinhas de Mafalda por apresentarem um discurso interessante e diversificado que se enquadra perfeitamente na atual sociedade, abordando problemáticas sociais, críticas e questionamentos, além de trabalharem com a ironia. As tiras de Mafalda também serão ponto de partida das produções finais dos/as alunos/as, “construindo um/a amigo/a para Mafalda”, engradecendo este estudo por tratarem de temas que fazem parte do convívio sociocultural em que os/as educandos/as estão inseridos/as. Para isso, torna-se essencial um estudo à luz das teorias na perspectiva da leitura, da produção e da tirinha. Por essa razão, a pesquisa é realizada na área do desenvolvimento de leitores, de abordagem qualitativa, com base nos estudos de Brandão (1994), Marcuschi (2008), Vergueiro (2018), Bakhtin (2016), entre outros/as autores/as. Na perspectiva da prática em sala de aula, o trabalho é composto, ainda, pelo caderno pedagógico contendo a sequência didática utilizada na turma selecionada. Para a realização das atividades, é indispensável uma leitura globalizada, em que o linguístico é concebido em paralelo com o visual, que juntos formam a base do gênero tirinha. O produto final deste estudo trata-se de um caderno pedagógico contendo as etapas para o desenvolvimento da sequência didática, assim como os resultados obtidos a partir dela. A sequência didática aqui proposta constitui-se como uma ferramenta de reforço para o desenvolvimento do trabalho docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Interno - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Externo à Instituição - RAFAEL SENRA COELHO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16100-6196392814