Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE FERNANDA DOS SANTOS
03/07/2020 10:03
É importante que o ensino da biodiversidade objetive uma participação ativa dos estudantes para que eles se envolvam na exploração desse conceito como atividade prática e cotidiana de suas vidas. Levando em consideração a importância da discussão do conceito biodiversidade na formação de futuros professores que irão atuar em ambientes educacionais, além da relevância de debates sobre metodologias de ensino emancipadoras, como as Metodologias Ativas (MAs), que busquem uma melhor integralização do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, propomos como objetivo geral deste estudo, analisar as concepções de biodiversidade para futuros professores de Ciências e Biologia, em uma graduação baseada nas metodologias ativas, no contexto de uma universidade federal, situada na região nordeste do Brasil. Na primeira etapa da coleta de dados, realizaremos uma entrevista com um professor e em paralelo aplicaremos entrevistas com discentes, que estão vinculados ao curso de graduação em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que foi escolhido para essa pesquisa por mediar a formação de futuros professores de Ciências e Biologia por MAs. Na segunda fase da coleta de dados serão aplicados questionários on-line hospedados no Google Forms, que é uma ferramenta de administração incluído em um pacote da Google presente no G Suite. As perguntas desse instrumento de coleta foram elaboradas seguindo algumas categorias, o questionário encontra-se em processo de validação do tipo conteúdo/avaliativa, que visa determinar se as questões propostas pela pesquisa representam o construto teórico abordado.
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