Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILMA DOS SANTOS
01/07/2020 00:29
O projeto em questão “Protagonismo Negro em Contos de Conceição Evaristo: Uma Proposta Didático-Pedagógica em Consonância às Leis 10.639/03 e 11.645/08”, ancorado nas referidas disposições legais que tornaram obrigatório o ensino da história e cultura africana, afrobrasilieira e indígena na escola, propõe estratégias de leitura para que estudantes do 9º ano do ensino fundamental reconheçam o protagonismo negro e seus estigmas sociais na perspectiva da Literatura-Negro Brasileira de Luis Silva Cuti. Para tanto, como corpus da pesquisa, serão trabalhados três contos de Conceição Evaristo, a saber: “Zaíta, você esqueceu de guardar os brinquedos”, “Lumbiá”, e “Ayoluwa, alegria do nosso povo”, os três da obra Olhos d’água (2018). Nesse sentido, será elaborada uma Sequência Didática disposta num Caderno Pedagógico a ser desenvolvida na Escola Estadual Professora Glorita Portugal em São Cristóvão, estado de Sergipe. Respaldado metodologicamente de forma qualitativa e intervencionista nas quais teoria e prática se complementam, o estudo terá como suporte teórico a concepção de Literatura Negro-Brasileira de Luís Silva Cuti (2010), Cosson (2009), Evaristo (2009), Freire (1992) e Koch (2008) dentre outros. Além do intuito de desenvolver a competência leitora literária dos estudantes, ao mesmo tempo em que serão discutidas questões de ordem étnico-racial, o que muitas vezes é ignorado no cotidiano escolar e em nossa sociedade atual, esse projeto procura promover a formação de cidadãos conscientes do seu protagonismo na construção de uma sociedade democrática e antirracista.
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