Banca de DEFESA: MÁRIO JORGE OLIVEIRA SILVA
30/06/2020 16:37
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições do itinerário formativo, vivenciado pelas acadêmicas de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho, com vistas à identificação das aprendizagens sobre criatividade. A formação inicial de professores representa uma possibilidade para se estimular os processos cognitivos ligados à criatividade numa perspectiva de suscitar a associação de ideias, comparação e inferências. Defendo que o fazer criativo colabora para uma prática reflexiva e desenvolve aprendizagens à luz de sentidos, semelhanças e diferenças na formação para a criatividade. Epistemologicamente, este estudo apoia-se na abordagem multirreferencial para compreender a complexidade existente na intersubjetividade, admitindo a pluralidade e a heterogeneidade de estruturas distintas do pensamento e do agir humano. Trata-se, ainda, de uma investigação qualitativa, quanto à natureza dos dados, com 35 licenciandas do sétimo período. Fundamentei-me também na metodologia da pesquisa-formação, desenvolvendo um itinerário formativo, com a carga horária de 20 horas, ao longo de um semestre letivo, que me permitiu utilizar questionário exploratório e memórias educativas como dispositivos de construção de dados. Por meio da análise interpretativa dialógica entre a empiria e a teoria, construí um mapa semântico, aplicando operações cognitivas que fizeram emergir as seguintes noções subsunçoras: compreensão do eu criativo, experiência formativa na e para a criatividade, saberesfazeres criativos. Os resultados sinalizaram que as participantes ressignificaram aproximações sobre o conceito de criatividade, refletindo as incertezas e as possibilidades de diferentes práticas nos espaços pedagógicos formais e informais. As percepções e sensações, ainda, permitiram entender que a ação criadora pode ser mobilizada, sendo relevante a promoção de valores humanos e ambiências que valorizem os processos de aprendizagemensino por olhares plurais, transcendentes à incompletude do ser. As vivências colaboraram com a (re)significação das itinerâncias formativas, valorizando as singularidades da profissão docente no campo do fazerpensarfazer em espaços e tempos dialógicos.
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