UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSILEIDE RAMOS BONFIM
26/06/2020 19:39

DISCENTE: JUSSILEIDE RAMOS BONFIM
DATA: 30/07/2020
LOCAL: Sala on-line (liberação de link a posteriori)
TÍTULO: “EU VOU COMEÇA A FALA [...] EU SAIR ESCONDIDO”: ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM O APAGAMENTO E A HIPERCORREÇÃO EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Apagamento. Hipercorreção. Oralidade. Escrita. Consciência fonológica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Esse trabalho estudará, à luz da fonética e da fonologia, casos de apagamento do R em verbos no infinitivo, bem como de hipercorreção do R em coda silábica, nos textos dos alunos do 8º ano A, do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral – DEA/SE. A análise preliminar de textos dos alunos apontou para o fato de que ora apagam, ora inserem o grafema R de forma indevida. Assim, levantamos a hipótese de que para o apagamento os alunos estão apoiados na fala, tendo-se então uma interferência direta da oralidade na escrita; e, no caso da presença indevida do R quando deveria haver um verbo flexionado, trata-se de um monitoramento pela vontade de acertar. Utilizaremos a metodologia da pesquisa-ação, a partir da qual quantificaremos e interpretaremos os dados coletados nos textos dos alunos, tendo como objetivo identificar a ocorrência/frequência do apagamento do R em coda silábica em verbos no infinitivo e hipercorreções em verbos que deveriam estar flexionados, mas aparecem na forma nominal infinitiva. Nosso aporte teórico será fundamentado por Bortoni-Ricardo (2005); Callou, D. (2009); Capovilla, A.G.S. & Capovilla, F.C. (2000, 2002); Labov W. (2008); Marcuschi, L.A. (1997, 2010); Seara, I.C., Nunes, V.G. & Lazarotto-Volcão, C. (2011); Silva, T.C. (2011) dentre outros. Propomos, visando diminuir a incidência de apagamentos e de inserções do R em coda silábica, uma sequência de atividades com base no gênero entrevista, a partir do qual trabalharemos o viés oral e o escrito, contribuindo para o desenvolvimento da consciência fonológica dos estudantes.

Presidente - 1871691 - VANESSA GONZAGA NUNES
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO