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Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLENE ERCÍLIA DE JESUS INVENÇÃO
26/06/2020 16:40


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARLENE ERCÍLIA DE JESUS INVENÇÃO
DATA: 27/07/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Sala virtual (Google Meet)
TÍTULO: O GÊNERO TEXTUAL CARTA ARGUMENTATIVA NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA AUTORAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Crítico. Escrita. Autoria. Plágio. Carta Argumentativa.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

O domínio da leitura e da escrita em sociedades letradas é condição básica para uma atuação social participativa, independente e empoderada. Nesse cenário, a escola, enquanto via de acesso à cidadania, exerce papel fundamental na formação de leitores críticos e de escritores que não se caracterizam como meros reprodutores de ideias e de textos alheios, mas que exercem protagonismo social ao imprimir marcas autorais em sua produção. Contudo, os testes nacionais e internacionais de larga escala comprovam que, no Brasil, ler e escrever, numa concepção sociointeracionista, são habilidades fora do alcance de muitas pessoas, mesmo daquelas que frequentaram ou frequentam a escola. Em uma sociedade democrática, todas as atividades são permeadas pela escrita e pela leitura, de modo que, não fornecer ao indivíduo as condições necessárias para que ele seja capaz de interpretar a sua realidade, recorrendo conscientemente a uma série de procedimentos, é uma forma de exclui-lo de muitas práticas socioculturais. Partindo desse pressuposto, este projeto de pesquisa considera a importância de se estimular a leitura crítica desde a educação básica, para que o estudante seja capaz de elaborar seus próprios textos, visando à escrita autoral, ao mesmo tempo em que se afasta da cultura do plágio. Desta forma, pretende-se desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem que promovam o letramento crítico e a competência autoral de uma turma de alunos da 2ª etapa/2ª fase/EJAEF, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos Prof. Severino Uchôa, em Aracaju/SE, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de participar ativamente e com ética nos bens culturais mediados pela leitura e pela escrita, e para a promoção do combate ao plágio desde a educação básica. Para alcançar tal objetivo, será desenvolvida uma Sequência Didática, baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a partir do gênero textual Carta Argumentativa, cuja produção por parte dos alunos versará sobre o tema “qualidade de vida”. Como base teórica, este trabalho segue os estudos sobre Leitura e Escrita como práticas sociais (KLEIMAN, 1995; COULMAS, 2014), Letramento Crítico (FREIRE, 1997; ROJO, 2009; BARBOSA & MACIEL, 2018), Autoria (BARTHES, 2004; FOUCAULT, 2009; CHARTIER, 2012; POSSENTI, 2009, 20013), Competência Autoral (ANTUNES, 2003, 2016; KOCH, 2016) e Plágio (KROKOSCZ, 2012, 2014, 2015; WACHOWICZ & COSTA, 2016; COSTA & LIMA, 2018). A relevância desta pesquisa está em contribuir com o avanço das pesquisas vinculadas às competências em escrita, especialmente na EJA, refletir sobre a importância da leitura crítica para a produção de textos e buscar solucionar o problema em torno da quase que total ausência de autoria em textos escolares e da prática da cópia nesse ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo ao Programa - 2898937 - LUCAS PAZOLINE DA SILVA FERREIRA
Externo ao Programa - 2787595 - RICARDO NASCIMENTO ABREU

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