UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: NADJA MARIA SANTOS SOARES
25/06/2020 08:28

DISCENTE: NADJA MARIA SANTOS SOARES
DATA: 03/07/2020
LOCAL: https://meet.google.com/nws-fjvv-sbv
TÍTULO: ATIVIDADE SOCIAL EM AULAS LÍNGUA INGLESA: experiência unplugged em uma escola pública estadual
PALAVRAS-CHAVES: Atividade social. Ensino-aprendizagem de inglês. Unplugged. Acesso à Internet.

Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as contribuições da Atividade Social em língua inglesa, na perspectiva unplugged, para o desenvolvimento dos alunos. As atividades unplugged foram adotadas tendo em vista a necessidade de adequar o ensino-aprendizagem de língua inglesa à realidade de acesso à internet tanto dos discentes quanto da escola contexto da pesquisa. O quadro teórico delineado parte da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 2001; LEONTIEV, 1977; ENGERSTRÖM, 1999; HOLZMAN, 2002); passando pelas Atividades Sociais em aulas de línguas estrangeiras (LIBERALI, 2009) e dos letramentos digitais (LANKSHEAR e KNOBEL, 2015). O estudo foi desenvolvido a partir de um projeto com Atividades Sociais em língua inglesa, com um grupo de alunos das três séries do ensino médio, em uma escola pública da rede estadual de ensino de Sergipe. A perspectiva metodológica é da Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2006; MAGALHÃES e FIDALGO, 2011, 2019), que permite a construção do conhecimento, criação e recriação de novas possibilidades de trabalho e aprendizagem como forma de transformação e melhor participação e coexistência na sociedade – no caso desta pesquisa, especificamente no âmbito das culturas digitais. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e gravações de áudio, e analisados segundo a perspectiva da Pesquisa Docente (FREEMAN, 1998). A análise e interpretação dos dados apontam resultados que estabelecem uma relação dialética entre o ensino-aprendizagem de inglês e a vida do aluno, a fim de que ele possa reconhecer, refletir e analisar os conteúdos desenvolvidos ao longo do projeto e utilizá-los em contextos reais de comunicação e das práticas letradas digitais rompendo, dessa forma, com uma educação de viés burocrático e que não promove aprendizagem que prime por relacionar os saberes construídos na escola com o desenvolvimento humano e as suas possibilidades de atuação futuras na sociedade.

Presidente - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2225701 - ANA FLORA SCHLINDWEIN
Externo à Instituição - NEIVA CRISTINA DA SILVA REGO RAVAGNOLI