UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA RODRIGUES
25/06/2020 12:37

DISCENTE: FERNANDA RODRIGUES
DATA: 28/07/2020
LOCAL: Sala online (liberação de link a posteriori)
TÍTULO: COMPETÊNCIA LEITORA, MÚSICA NORDESTINA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: UMA PROPOSTA PARA O SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: canção - leitura - Luiz Gonzaga - metáfora conceptual
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

À luz de uma perspectiva sociognitiva, nossos pensamentos e ações são guiados por estruturas metafóricas que se atualizam nas dinâmicas das relações socioculturais e, como tal, refletem o conjunto de valores circunscritos a um povo. A par desta concepção e considerando o papel da escola na formação integral do aluno, que tem na leitura um lugar especial, este estudo tem como objetivo estimular o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual João Batista Nascimento por meio da análise de metáforas conceptuais presentes nas canções do cantor Luiz Gonzaga. Para dar conta dessa proposta, valida-se uma sequência didática composta por cinco módulos cuja ênfase recai na identificação da metáfora e/ou expressões metafóricas e no reconhecimento dos efeitos de sentidos que elas atualizam nas canções a serem estudadas, com vistas ao aprimoramento da competência leitora dos discentes. O presente trabalho terá como produto final a elaboração de um caderno pedagógico que servirá de modelo para que os docentes de LP possam desenvolvê-lo em suas aulas. Tal sequência didática, intitulada “Desbravando o mundo da leitura através da metáfora conceptual e das canções de Luiz Gonzaga”, terá como base os estudos de Dolz et al (2004), que entendem a sequência didática como ferramenta promissora para o desenvolvimento da aprendizagem, e será dividida em cinco etapas: i) Conhecendo o gênero letra de canção; ii) Conhecendo Luiz Gonzaga, o Rei do Baião; iii) Desbravando o mundo da leitura e da metáfora conceptual; iv) Jogo - Desvendando metáforas e v) Publicizando o trabalho. Do ponto de vista teórico, também ganham vez autores como: Lakoff e Johnson (1980), para os quais a metáfora é um fenômeno cognitivo-social; Sardinha (2007) para quem a linguagem é essencialmente metafórica; Chiavegatto (2002), que destaca as motivações sociocognitivas da Gramática; Marcuschi (2008), o qual pontua que os gêneros textuais fazem parte da nossa vida diária; Koch & Elias (2015), que versam sobre concepções de leitura; e Leffa (1996), para quem a leitura é um sistema complexo.

Externo à Instituição - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Presidente - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA