UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINE COSTA SANTANA
25/06/2020 11:51

DISCENTE: KARINE COSTA SANTANA
DATA: 27/07/2020
LOCAL: Sala virtual (Google Meet)
TÍTULO: “E SE MORRE DE DESINFORMAÇÃO?” LETRAMENTO INFORMACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E CONTRA A DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Desinformação. Fake News. Letramento Informacional. Leitor Crítico. EJA.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

A escola assume a função de formar para a cidadania, assim, é indispensável oferecer propostas pedagógicas que promovam a construção do conhecimento através da participação ativa em práticas de letramentos que estimulem a leitura crítica e autônoma, para que os estudantes percebam o seu papel enquanto consumidores, produtores e divulgadores de conteúdo. Nesse sentido, em um mundo cada vez mais tecnológico, com rápida disseminação de grande quantidade de informações, especialmente por meio das redes sociais, constata-se a falta de preparo da maioria de seus usuários para lidar com o conteúdo a que são expostos diariamente, chegando a compartilhar notícias falsas e contribuindo, assim, para o fenômeno da desinformação que assola a sociedade contemporânea. Dessa maneira, é imprescindível estabelecer nas aulas de língua portuguesa ações que contribuam para o desenvolvimento de competências e habilidades para que o discente possa lidar com diferentes formas de desinformação, principalmente as fake news. Este projeto parte, então, de um tema urgente, importante e bastante atual, qual seja a proliferação de fake news relativas à área da saúde, com o objetivo de formar leitores críticos e atuantes na luta contra a desinformação. O projeto, que será desenvolvido no Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa, em Aracaju-SE, com alunos da 3ª etapa/EJAEF, prevê a aplicação de uma Sequência Didática (SD) baseada nos pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), para apresentar aos alunos modelos e práticas de leitura crítica de textos da esfera jornalística-midiática de circulação digital, além de orientar os estudantes na produção de um Videoguia de Intervenção contra Fake News. Como marco referencial teórico e metodológico, destacam-se estudos relativos à Sociedade da Informação (CASTELLS, 2013), à Cibercultura e à Inteligência Coletiva (LÈVY, 1999; 2003), à Pós-Verdade e às Fake News (FERRARI, 2018; BARBOSA, 2019; SILVA & TINOCO, 2019); LEMIS, 2018), ao Letramento Informacional (DUDZIAK, 2003; PASSOS & SANTOS, 2005; CAMPELLO, 2009; GASQUE & TESCAROLO, 2010; GASQUE, 2012); à promoção da Leitura Crítica (ANTUNES, 2003; KLEIMAN, 2013; FERRAREZI, 2017) e aos Multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996; ROJO & MOURA, 2012; ROJO, 2013; BAPTISTA, 2016). A relevância deste trabalho está em desenvolver a competência leitora dos alunos da EJA, focando na promoção de sua percepção acerca das intenções comunicativas dos textos, tendo em vista o fortalecimento do pensamento crítico para questionar as notícias antes de tomá-las como verdade. Desse modo, portanto, será possível formar discentes protagonistas para atuar de forma significativa na Sociedade da Informação.

Presidente - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo ao Programa - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
Externo à Instituição - PABLO BOAVENTURA SALES PAIXÃO