Banca de DEFESA: NIVALDO ANTONIO DE JESUS
24/06/2020 12:38
O presente trabalho constitue uma investigação sobre o tema da educação na teologia da cultura de Paul Tillich e visa identificar elementos teóricos, tanto nas categorias de análise do filósofo e teólogo teuto-americano quanto em suas concepções filosófico-religiosas da cultura, que lancem luz sobre o atual debate acerca dos modelos de Ensino Religioso (ER). Por extensão, este estudo pretende ainda analisar a pertinência da filosofia da religião e da cultura de Tillich ao campo epistemológico do ER face às exigências legais de um modelo não confessional, não proselitista e de respeito à diversidade cultural religiosa. A metodologia do trabalho propõe-se analisar obras basilares da teologia da cultura de Paul Tillich a partir do argumento central em que o mesmo aborda a educação como objeto de sua Teologia da Cultura, que é o tema da formação do indivíduo e o da educação humanística. Nas conclusões destacamos a relação entre subjetivação e religião a fim de ampliar o escopo temático do objeto de estudo. Assim sendo, esta dissertação divide-se em três partes principais: o primeiro capítulo, onde a teologia da cultura de Paul Tillich é apresentada, e relacionada com a educação, especialmente a de caráter humanístico religioso; o segundo capítulo, onde o debate sobre os três modelos legais de ER e a secularidade do Brasil é examinado e contextualizado no debate da área da Ciências da Religião nos últimos anos; e o terceiro capítulo, em que problematizaremos o debate dos modelos de ER em relação à teologia da educação tillichiana.
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