UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA ANDRADE DE JESUS
23/06/2020 17:08

DISCENTE: ERICA ANDRADE DE JESUS
DATA: 10/07/2020
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: Bairro Industrial: Perspectivas Para o Ensino de História Local a Partir da Trajetória da Fábrica e da Associação Desportiva Confiança
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; História Local; Bairro Industrial; Operariado Feminino; Fábrica Confiança
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

A motivação inicial para este trabalho surgiu a partir de questionamentos vivenciados na prática docente do ensino de História na Educação Básica. A ausência de subsídios capazes de auxiliar o trabalho do professor no que concerne a incluir os temas ligados à História Local em suas aulas era a questão a ser enfrentada. Para tanto, pesquisamos um fragmento da História da Cidade de Aracaju, o Bairro Industrial, com o objetivo de trazer para o cotidiano escolar, temas que se conectem com a realidade dos alunos e professores, pretendendo contribuir para dar sentido ao estudo da História. O objetivo geral deste trabalho é promover a inclusão da História Local nas aulas de História através da análise da trajetória do operariado feminino aracajuano e das questões históricas e sociais que se relacionam a este tema. Alguns fatores analisados, como as condições de vida do operariado e as práticas desportivas por eles desempenhadas, contribuem para diversificar a abordagem da História Local no ambiente escolar. O percurso metodológico compreendeu a revisão bibliográfica, a análise da obra literária “Os Corumbas”, as visitas ao Bairro Industrial, à Sede da Associação Desportiva Confiança, ao Arquivo Público do Estado de Sergipe e ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Este trabalho pretende contribuir para que o aluno se compreenda enquanto parte da sociedade em que vive, agente transformador, pessoa capaz de interferir no curso da sua existência e dos que estão ao seu redor.

Presidente - 1204508 - PAULO HEIMAR SOUTO
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO