Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSA VIRGINIA OLIVEIRA SOARES DE MELO
24/06/2020 15:28
São as problemáticas que envolvem currículo, gênero e livros didáticos (doravante LD) de língua portuguesa que tomamos como nossos interesses de investigação nesta dissertação. Buscamos aqui analisar como a categoria gênero é abordada em duas coleções de LD aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2019. Além disso, observamos como tal categoria se constrói nos documentos legais que regem o PNLD e nos critérios de inclusão ou exclusão dos editais do referido programa. Por vezes, gênero é abarcado em critérios de cidadania e de Direitos Humanos. Outras, vem explicitamente associado à mulher e às suas relações com o que é construído sobre os modos de ser feminino e masculino. Para empreender as análises, observamos como as imagens das coleções de LD trazem as brincadeiras, brinquedos e vestimentas para feminilidades e masculinidades; as profissões e demais demandas generificadas; bem como as subjetividades genitoras e os modelos de família encontrados nesses artefatos. Observamos, também, os textos, exercícios e orientações ao docente presente no manual do professor; os documentos legais que regulamentam o PNLD e os editais disponíveis para consulta eletrônica, compreendendo o período de 2006 a 2020. A partir da análise, percebemos nos textos legais e editais o caráter geral e pouco característico sobre as questões de diversidade de gênero, pois além de estar em reduzidos itens, compartilham espaço com outras categorias analíticas, tais como raças e etnias. Já nos LD propriamente ditos, permanece a contínua cobrança de desempenhos diferenciados para meninas e meninos, assim como as técnicas diferenciadas utilizadas para governá-los.
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