UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GORETTI SANTANA NASCIMENTO
17/06/2020 16:02

DISCENTE: MARIA GORETTI SANTANA NASCIMENTO
DATA: 16/07/2020
LOCAL: Webconferência
TÍTULO: SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA EM LAGARTO/SE
PALAVRAS-CHAVES: Escrita. Leitura; Sistema Scliar de Alfabetização.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este trabalho tem por objetivo analisar o modo como os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, alfabetizados pelo Sistema Scliar de Alfabetização em Lagarto/SE, estão produzindo seus textos, a partir de um roteiro de monitoria e produção textual, sugerido por Scliar-Cabral (2020). O Sistema Scliar de Alfabetização está baseado no que há de mais avançado na teoria e prática das ciências que se ocupam da linguagem verbal, em especial, nos resultados de estudos da psicolinguística e da neurociência aplicados à alfabetização. Em Lagarto, depois de inúmeras experiências em sala de aula e dos altos índices de reprovação do 3º ano do EF, ficou evidente a necessidade de mudança de abordagem de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita iniciais. Neste estudo, abordar-se a educação integral e integrada no processo de alfabetização e na experiência exitosa de alfabetização no 1º e 2º anos no município de Lagarto/SE. Alinhando as diretrizes educacionais do município à nossa pesquisa, a amostra populacional está centrada em uma turma de 3º ano de uma escola pública da rede municipal de Lagarto/SE. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter participativo, composta por atividades organizadas em formato de Sequência Didática. A fundamentação teórica terá como base os estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Cosson (2014) e Scliar-Cabral (2013).

Interno - 2883246 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - LEONOR SCLIAR CABRAL
Presidente - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e