UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO DA SILVA SANTOS
16/06/2020 09:13

DISCENTE: RICARDO DA SILVA SANTOS
DATA: 26/06/2020
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/hde-iunx-vpe
TÍTULO: O ENSINO DE ELETROSTÁTICA EM UMA PERSPECTIVA DA PEDAGÓGIA DA ALTERNÂNCIA: ANALISANDO A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O DESIGN FOR CHANGE NO ENSINO MÉDIO PARA EDUCAÇÃO NO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de física, eletrostática, pedagogia da alternância, design for change, aprendizagem significativa.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A sociedade contemporânea, diante as constantes transformações sociais da era pós-moderna, exigem cidadãos que sejam um profissional com disposição para aprender e pensar atendendo a diferentes demandas do seu ambiente profissional e propondo soluções criativas para os desafios encontrados, e a capacidade de intervirem no meio em que vivem, sendo sujeitos no processo de transformações que visam mudar a sua realidade, bem como de sua comunidade. Diante deste fato nos perguntamos: O ensino de Física praticado atualmente corresponde aos anseios da sociedade atual? É possível que uma série de demonstrações e questões conceituais inseridas em uma UEPS tenham o potencial de auxiliar no desempenho e satisfação da aprendizagem do sujeito acerca do tema eletrostática em um ambiente de pedagogia da alternânica? Quando associado ao ensino de Física, o design for change pode contribuir para formar alunos protagonistas da construção do seu aprendizado e ativos nas mudanças sociais que representem a construção de uma nova realidade no meio em que vivem? Para buscar elementos que respondam essas perguntas iremos elaborar um produto educacional que será uma sequência de ensino que utiliza a Pedagogia da alternância e a Teoria da Aprendizagem significativa como suporte teórico que vise despertar no aluno uma capacidade investigativa, critica, questionadora e avaliativa do tema eletrostática aplicados no ensino médio, bem como, formar cidadãos que sejam sujeitos na construção da sua história, do seu projeto de vida, transformando o seu meio. E utilizaremos o design for change como ferramenta metodológica, por estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola, além disso, sua sintonia com a teoria da Aprendizagem Significativa e a Pedagogia da Alternância justificam o seu uso. A sequência de ensino será aplicada em sala de aula através de aulas interativas, questionários para avaliação da evolução conceitual e aplicações de experiências que elucidem conceitos da Física. As ações do design serão desenvolvidas na comunidade do aluno, nas suas redes sociais e em plataformas de compartilhamento de vídeos. Espera-se que, a partir do desenvolvimento do produto educacional em sala de aula, os alunos tenham a condição de ser protagonista do processo de ensino e aprendizagem, exercendo importante papel na realidade de sua comunidade.

Presidente - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Interno - 159.506.278-57 - COCHIRAN PEREIRA DOS SANTOS
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10