Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA CRISTINA MENESES DE FRANCA
16/06/2020 09:03
Algumas pesquisas realizadas na área de ensino de Ciências vêm evidenciando, de forma abrangente, a importância de abordagens histórico-filosóficas, por considerarem que, através delas, as aulas podem se tornar mais instigantes e reflexivas. Mediante tais abordagens, almeja-se que os alunos sejam capazes de desenvolver o pensamento crítico e que possam compreender a razão e o significado dos diversos conteúdos estudados. Todavia, a quantidade de publicações esclarecedoras dos resultados de investigações científicas sobre a aplicação abordagem da Terceira Lei de Newton na escola básica considerando a História e Filosofia da Ciência (HFC) é ainda pequena. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é apresentar um produto educacional que possibilite a abordagem da História e da Filosofia da Ciência no ensino e na aprendizagem de Física, com ênfase no ensino da Terceira Lei de Newton no Ensino Médio. Para isso, será desenvolvida uma sequência didática para a disciplina Física, ministrada nos primeiros anos do Ensino Médio. Espera-se que, ao final, além de auxiliar na compreensão de conceitos físicos e de situações contextuais, essa abordagem proporcione uma visão da ciência como construção humana.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e