UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS AUGUSTO BARBOSA SANTOS
16/06/2020 08:56


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS AUGUSTO BARBOSA SANTOS
DATA: 18/05/2020
HORA: 17:00
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/tyf-jiup-rpp
TÍTULO: O CELULAR EM SALA DE AULA E A FÍSICA QUE O ENVOLVE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, evolução cientifica, eletromagnetismo, celular.
PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Em função da evolução tecnológica, é notório nos dias de hoje a mudança no comportamento dos alunos em sala de aula, uma vez que boa parte da comunicação se dá por meio do uso do celular. Este dispositivo é cada vez mais manuseado pelos estudantes, que por sua vez não notam o quanto ele envolve estudos da física. A física e outras áreas das ciências avançam a cada dia em descobertas cientificas, e algumas dessas descobertas fazem com que o celular seja constantemente modernizado, com grande aceitação no meio estudantil. Desta forma, o estudo de conteúdos como magnetismo e ondas eletromagnéticas pode auxiliar o estudante na análise contextual teórica e histórica do que envolve o celular, o que ajuda a contextualizar esses conteúdos nas aulas de física. Algo que pode ser abordado na educação básica é como as ondas eletromagnéticas possibilitam que sinais de um dispoitivo eletrônico sejam enviados para outros, o que torna o celular um meio de comunicação muito útil para todos. Com tal abordagem em sala de aula, por meio de atividades conduzidas pelo professor, o estudante é motivado a compreender a física que está sendo estudada tanto na teoria como prática. Com a finalidade de mostrar o quanto o conteúdo de física está envolvido com a tecnologia, este trabalho tem como objetivo propor um produto educacional para abordagem sobre conceitos de física relativos às ondas eletromagnéticas. O produto proposto terá como ênfase o experimento descrito como gaiola de Faraday, por meio dele serão discutidos conceitos sobre eletricidade, inclusive bloqueio das ondas eletromagnéticas, que impedem as comunicações de celulares e rádios, por exemplo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1368070 - MARCIA REGINA PEREIRA ATTIE
Interno - 1480830 - PETRUCIO BARROZO DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf