Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS AUGUSTO BARBOSA SANTOS
16/06/2020 08:56
Em função da evolução tecnológica, é notório nos dias de hoje a mudança no comportamento dos alunos em sala de aula, uma vez que boa parte da comunicação se dá por meio do uso do celular. Este dispositivo é cada vez mais manuseado pelos estudantes, que por sua vez não notam o quanto ele envolve estudos da física. A física e outras áreas das ciências avançam a cada dia em descobertas cientificas, e algumas dessas descobertas fazem com que o celular seja constantemente modernizado, com grande aceitação no meio estudantil. Desta forma, o estudo de conteúdos como magnetismo e ondas eletromagnéticas pode auxiliar o estudante na análise contextual teórica e histórica do que envolve o celular, o que ajuda a contextualizar esses conteúdos nas aulas de física. Algo que pode ser abordado na educação básica é como as ondas eletromagnéticas possibilitam que sinais de um dispoitivo eletrônico sejam enviados para outros, o que torna o celular um meio de comunicação muito útil para todos. Com tal abordagem em sala de aula, por meio de atividades conduzidas pelo professor, o estudante é motivado a compreender a física que está sendo estudada tanto na teoria como prática. Com a finalidade de mostrar o quanto o conteúdo de física está envolvido com a tecnologia, este trabalho tem como objetivo propor um produto educacional para abordagem sobre conceitos de física relativos às ondas eletromagnéticas. O produto proposto terá como ênfase o experimento descrito como gaiola de Faraday, por meio dele serão discutidos conceitos sobre eletricidade, inclusive bloqueio das ondas eletromagnéticas, que impedem as comunicações de celulares e rádios, por exemplo.
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