Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE CRUZ DO NASCIMENTO
16/06/2020 08:48
O avanço tecnológico vem ganhando cada vez mais espaço na área educacional, sendo discutida e defendida a importância de utilizar as ferramentas computacionais para auxiliar a aprendizagem significativa no ensino de conteúdos mais complexos. A proposta deste trabalho é explorar por meio do método Jigsaw as propriedades gerais dos gases e sua dinâmica microscópica, utilizando simulações eletrônicas como a do PhET Colorado, propriedade dos gases. Propomos então uma sequência didática para um conjunto de aulas de Física no segundo ano do Ensino Médio, com o objetivo de derivar com os alunos a lei dos gases ideais a partir da combinação dos resultados de cada grupo para as leis de Boyle, Charles, Gay-Lussac e Avogadro, concomitantemente com a interpretação microscópica das variáveis macroscópicas simuladas (temperatura, pressão e volume). Com isto forneceremos os subsídios para um momento lúdico voltado para interpretar a radiação solar por meio de conceitos, como o campo elétrico do gás ionizado no Sol e do histograma de distribuição de velocidades deste material. Assim, além de uma experiência para extrapolar os conteúdos do currículo básico, para interpretar a distribuição da radiação solar, os diferentes tipos de radiações emitidas, este trabalho fornecerá um contexto potencialmente significativo de como explorar simulações eletrônicas nas aulas de Física.
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