Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON DO CARMO ANDRADE SANTOS
15/06/2020 08:29
Este estudo possui o objetivo de examinar, à luz dos letramentos digitais, a relação entre tecnologias e ação docente de professores de língua inglesa para compreender as práticas subjacentes a esse contexto. O aporte teórico está fundamentado nos estudos sobre letramentos, com destaque para os letramentos digitais (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011; 2015). A base teórica dialoga com temáticas flagrantes na sociedade contemporânea, como o pós-digital, a pós-verdade, a inteligência artificial, a realidade aumentada e os estudos da Educação Linguística Crítica. Esta pesquisa caracteriza-se como uma investigação de cunho analítico-interpretativo e está inserida na linha de Educação e Comunicação. Os instrumentos utilizados para a geração de dados são a observação estruturada (LAVILLE; DIONNE, 1999) e a entrevista narrativa (BAUER; GASKELL, 2002; RAVAGNOLI, 2018). A metodologia de análise e interpretação dos dados está pautada na Pesquisa Docente de Freeman (1998) em junção com os processos de codificação e os mecanismos de análise de Auerbach e Silverstein (2003). Até o momento, tem sido recorrente, nos contextos investigados, a presença de tecnologias variadas com usos direcionados ao trabalho com aspectos linguísticos e com processos de reflexão acerca do lugar dessas tecnologias na sociedade atual.
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