UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: EVERTON ANDRADE SOUZA
09/06/2020 21:49

DISCENTE: EVERTON ANDRADE SOUZA
DATA: 19/06/2020
LOCAL: Propadm
TÍTULO: ELEMENTOS DE COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS IDENTIFICADOS NA HISTÓRIA DE UMA INDÚSTRIA FAMILIAR SERGIPANA
PALAVRAS-CHAVES: Competência Organizacional. História Organizacional. Empresa Familiar. Indústria de Alimentos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os elementos de competênciaorganizacional de uma empresa familiar no setor de indústria de alimentos emSergipe à luz da trajetória histórica. Teve como objetivos específicos: a) Identificar osmarcos históricos na trajetória da organização; b) Identificar a relevância daimplementação e utilização das tecnologias como elemento de competênciaorganizacional; c) Identificar a importância das pessoas como elemento decompetência em momentos relevantes da história organizacional; e d) Apresentaranaliticamente a estrutura organizacional ao longo do tempo. Baseou-se naperspectiva de atribuir a definição de competência organizacional sugerida porDrejer (2001), tendo como mecanismo de análise os quatro elementos decompetências: tecnologia, pessoas, estrutura e cultura. No que se refere àmetodologia esta pesquisa identifica-se como exploratória, descritiva de naturezaqualitativa e fundamentada no método de estudo de caso único. Com relação àsfontes de coleta de dados as técnicas utilizadas foram coleta documental,observação participante e realização de entrevistas com roteiro semiestruturado. Osdocumentos foram adquiridos no âmbito da empresa, a observação participanteaconteceu nas dependências das seis indústrias durante o período de 01 de julho de2019 a 31 de março de 2020, observaram-se práticas de gestão e processos nossetores industriais, auxiliares, comerciais e administrativos. As entrevistassemiestruturadas ocorreram individualmente de forma presencial no setor deatividade do entrevistado ou em um espaço reservado do auditório central, porchamada telefônica e online. Os entrevistados selecionados que participaram foram:1 diretor, 3 gerentes, 9 coordenadores, 5 funcionários com posição estratégica e 1ex-funcionário. Conclui-se que as competências organizacionais foram identificadascom base nos quatro elementos de competência ao longo da trajetória da empresaAlfa, desde as características específicas do fundador e da família até nos aspectosfísicos, estruturais e históricos das indústrias. Identificou-se também que não háelemento de competência dominante nas indústrias estudadas, mas sim elementosde competência que se complementam dentro de cada propósito idealizado. Ahistória da organização revela que cada elemento de competência teve seu papelimportante e que a relevância está na combinação entre os elementos.

Presidente - 1654859 - MANUELA RAMOS DA SILVA
Interno - 2026687 - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO