Banca de DEFESA: JAMAIRA MERIELLE ROCHA DE SANTANA
26/05/2020 14:03
Este Trabalho de Conclusão Final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) tem como objetivo apresentar uma prática de intervenção dirigida aos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental II, em uma Escola da Rede Estadual de ensino no município de Capela/SE, relacionada à leitura literária dos contos “O marido da Mãe d´água”, “Os três companheiros” e “O bem se paga com o bem” presentes na obra Contos tradicionais do Brasil, de Luís da Câmara Cascudo, com o intuito de incentivar a leitura, a criticidade, a valorização da identidade cultural brasileira. Para tanto, as propostas de atividades descritas ancoram-se nos pressupostos de Cosson (2010) sobre o leitor e o texto literário, Bordini e Aguiar (1988) através da referência ao Método Recepcional, Moisés (1967), Córtazar (2011), Bosi (1977), para o estudo dos contos, entre outros. A partir do aporte teórico pautado na Metodologia da Pesquisa-Ação de Michel Thiollent (2011) e nas novas concepções de ensino que envolvem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o presente trabalho contará com a realização oficinas de leitura, produção textual de retextualização, dramatização utilizando a técnica de formas animadas – bonecos de vara — e uma reflexão sobre a importância da leitura e interatividade na escola. No que diz respeito ao produto final, construímos um tutorial em vídeo “Do conto ao gênero dramático: Tutorial de leitura literária como proposta para formação do leitor” que sintetiza as principais etapas da atividade desenvolvida nesta pesquisa. Com isso, espera-se contribuir para a formação de leitores/as críticos/as no intuito de conscientizá-los da importância da prática de leitura e valorização da cultura popular.
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