UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: JAMAIRA MERIELLE ROCHA DE SANTANA
26/05/2020 14:03


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMAIRA MERIELLE ROCHA DE SANTANA
DATA: 18/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: DO CONTO AO GÊNERO DRAMÁTICO: TUTORIAL DE LEITURA LITERÁRIA COMO PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR
PALAVRAS-CHAVES: contos, leitura literária, teatro, retextualização, cultura popular
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

Este Trabalho de Conclusão Final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) tem como objetivo apresentar uma prática de intervenção dirigida aos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental II, em uma Escola da Rede Estadual de ensino no município de Capela/SE, relacionada à leitura literária dos contos “O marido da Mãe d´água”, “Os três companheiros” e “O bem se paga com o bem” presentes na obra Contos tradicionais do Brasil, de Luís da Câmara Cascudo, com o intuito de incentivar a leitura, a criticidade, a valorização da identidade cultural brasileira. Para tanto, as propostas de atividades descritas ancoram-se nos pressupostos de Cosson (2010) sobre o leitor e o texto literário, Bordini e Aguiar (1988) através da referência ao Método Recepcional, Moisés (1967), Córtazar (2011), Bosi (1977), para o estudo dos contos, entre outros. A partir do aporte teórico pautado na Metodologia da Pesquisa-Ação de Michel Thiollent (2011) e nas novas concepções de ensino que envolvem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o presente trabalho contará com a realização oficinas de leitura, produção textual de retextualização, dramatização utilizando a técnica de formas animadas – bonecos de vara — e uma reflexão sobre a importância da leitura e interatividade na escola. No que diz respeito ao produto final, construímos um tutorial em vídeo “Do conto ao gênero dramático: Tutorial de leitura literária como proposta para formação do leitor” que sintetiza as principais etapas da atividade desenvolvida nesta pesquisa. Com isso, espera-se contribuir para a formação de leitores/as críticos/as no intuito de conscientizá-los da importância da prática de leitura e valorização da cultura popular.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Interno - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Externo ao Programa - 6983610 - ADRIANA SACRAMENTO DE OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf