UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: TALITA SANTOS ALVES
19/05/2020 18:41


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TALITA SANTOS ALVES
DATA: 04/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Por videoconferência, cada participante em sua residência.
TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DE DISTÚRBIOS EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVAMENTE BASEADA NOS SINAIS DE CORRENTE
PALAVRAS-CHAVES: Transformada wavelet discreta, análise multirresolução, transformada de Fourier, método dos mínimos quadrados, Daubechies, decomposição, distúrbios de qualidade de energia, faltas.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Com o crescimento da demanda por energia elétrica, percebe-se que o sistema elétrico de potência brasileiro tende a ficar mais complexo, bem como suscetível à ocorrência de vários tipos de falhas. Distúrbios causadores de interrupções no fornecimento de energia, por exemplo, são monitorados diariamente pelas concessionárias, por força da regulação. No entanto, ainda existe a necessidade de automatizar os sistemas de distribuição para que seus equipamentos, como os religadores automáticos, atuem de forma rápida, segura e eficaz durante processos de classificação de distúrbios. A fim de atingir este objetivo, este trabalho apresenta um conjunto de métodos capazes de classificar determinados distúrbios e faltas no sistema de distribuição – curtos-circuitos, corrente de inrush, entrada de carga notável, distorção harmônica, desequilíbrio de corrente e variação de frequência – com base apenas da análise do comportamento de oscilografias de sinais de corrente. Essa classificação ocorre mediante a segmentação dos sinais empregando-se, majoritariamente a transformada wavelet discreta, via análise multirresolução. Outras técnicas, tais como: transformada de Fourier e método dos mínimos quadrados, são utilizadas em segundo plano a fim de auxiliar em algumas decisões de classificação. Ao todo, uma base de dados com 510 sinais sintéticos simulados em um sistema-teste, parametrizado com dados reais de um sistema de distribuição e construído no software Alternative Transients Program, e 41 sinais de correntes reais de curtos-circuitos fornecidos pela EDP Brasil foram aplicados com o intuito de testar a confiabilidade do método. Os resultados apontam para a viabilidade do uso da algoritmia como ferramenta para classificação de distúrbios.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2562054 - CARLOS ALBERTO VILLACORTA CARDOSO
Externo ao Programa - 2035071 - LUCIANO DE MACEDO BARROS
Externo à Instituição - NÚBIA SILVA DANTAS BRITO
Externo à Instituição - DIEGO ISSICABA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5