Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLAN KOUT LIMA DE FRANÇA
22/03/2020 16:39
O surgimento de novas tecnologias, em conjunto com a busca pelo conhecimento, fez com que o processo de ensino-aprendizagem fosse se aprimorando, de modo que atualmente as Tecnologias da informação e comunicação são recursos fundamentais na aprendizagem e formação do cidadão. Outro reflexo dessas tecnologias no ambiente educacional, consiste no aprimoramento das metodologias de ensino, fazendo com que o Ensino à Distância (EAD) seja fortalecido e expandido, tornando-o instrumento de democratização de acesso ao conhecimento e as tecnologias, sendo cada vez mais frequente a criação e uso de objetos de aprendizagem (learning object). Com essa pesquisa, pretende-se verificar a importância da propriedade intelectual (PI) e de inovações tecnológicas presentes nos recursos didáticos pedagógicos utilizados nas instituições públicas de ensino superior do Estado do Piauí, comparando-os com os aqueles que possuem registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). A pesquisa será realizada utilizando dados obtidos mediante aplicação de questionário semiestruturado junto às instituições IFPI, UFPI e UESPI; as demais informações sobre os recursos didáticos pedagógicos registrados nacionalmente, serão acessadas empregando dados secundários, tais como documentos oficiais de acesso público. Espera-se analisar o uso da propriedade intelectual nos recursos didáticos pedagógicos utilizados no ensino presencial e EAD do IFPI, UFPI e UESPI. Trata-se de pesquisa qualitativa e quantitativa, pois os dados obtidos que apresentam caráter qualitativo serão submetidos à interpretação por meio da análise de conteúdo; enquanto os dados de cunho quantitativo serão submetidos às análises estatísticas descritivas.
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