Banca de DEFESA: KELLY CRISTINA DE OLIVEIRA PASSOS COELHO
11/03/2020 08:41
O presente trabalho parte do pressuposto de que é necessário que o ensino de leitura esteja atrelado ao modelo de interação focado na relação autor-texto-leitor como proposta para o processo de compreensão e interpretação do texto. Nossa finalidade é descrever e analisar procedimentos de interação com o gênero crônica em uma situação didática. Considera-se como ponto de partida o gênero crônica que nasce de acontecimentos da vida cotidiana atrelados a fatos sociais, históricos, políticos e culturais sob o olhar intersubjetivo do agente que interpreta a realidade e produz o texto. Para acompanhar os gestos de interpretação dos conteúdos temáticos representados pelo agente que escreve uma crônica e pela construção de representação realizadas pelo leitor em formação, examinamos procedimentos de análise da arquitetura textual e compreensão do contexto de produção. Nesse sentido, construímos uma proposta de leitura, observando a importância do conjunto de representações elaboradas a partir das condições de produção do texto e o domínio das capacidades de linguagem, conforme Dolz, Pasquier e Bronckart (1993). Foram elaboradas atividades de leitura que promoveram o acionamento de conhecimentos prévios dos alunos, identificação do propósito comunicativo do texto, reconhecimento do movimento intertextual, bem como análise de usos expressivos da língua e dos processos de textualização voltados para a produção de discursos compreendidos em uma dada situação comunicativa. O estudo descreve procedimentos de ampliação das capacidades de leitura de crônica que exploram reflexões de base linguístico e discursiva sustentada pelo arcabouço teórico do ISD (Interacionismo Sociodiscursivo) defendido por Bronckart (2007), considerando as estratégias de leitura sugeridas por Solé (2012), a ampliação do conceito de gênero a partir de Bakhtin (1992); a utilização do modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e a inserção da proposta de leitura interativa de Eulália Leurquin (2014). A partir de uma pesquisa-ação, baseada em Thiollent (2011), desenvolvemos uma intervenção docente em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal, localizada na cidade de Novo Triunfo/BA. Assim, este trabalho utilizou quatro crônicas de cunho reflexivo do autor Rubem Braga que se encontram na obra Ai de ti Copacabana, publicada em 2008, para a construção de um objeto didático – caderno pedagógico de leitura – que poderá servir de suporte nas aulas de língua portuguesa.
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